quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Amizakart Open: Minha participação

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Sem calor, hoje) - Salve ! Abaixo, um pouco do que aconteceu na minha primeira participação na categoria Open do Grupo Amizakart. 

Infelizmente por problemas de espaço na memória, a GoPro não filmou até o fim, mas, dá pra ter uma pequena noção do que rolou. Larguei em 3º e consegui vencer a bateria. 

O ponto chato, foi um toque com o meu Pai, que o levou a abandonar, e que me deixou com a costela doendo. Já conversamos, está tudo resolvido. 

A costela, tem alguns dias pra ficar boa.




P1 na estreia da categoria Open!



RAMOS/RJ/”REDAÇÃO” (Tchau calor!)- Salve amigos! 

Ontem (26/02) começou a temporada 2013 da categoria Open do Grupo Amizakart, da qual, participarei esse ano, a convite do amigo Luiz. 

Comecei bem, e a festa só não foi completa, pois me envolvi num toque com o meu Pai, machuquei a costela, e ele abandonou a corrida depois de ter ficado preso na barreira de pneus e perder uma volta.

“A saga” de ontem começa pela ida ate o Top Kart Barra. Saí do trabalho às 17h (Na Urca), e resolvi ir pela Av Brasil e Linha Amarela. Foi uma boa escolha, mas o que eu peguei de água... Caiu um dilúvio ontem no Rio, exatamente na hora em que eu estava a caminho do Top Kart. Pontos de alagamento na Av Brasil (Caju e acesso a Linha Amarela), e um pouco de engarrafamento, típico de dia de chuva, prejudicaram um pouco a minha ida. Mesmo assim, consegui chegar à Barra por volta de 18h e 40 min. Na Barra já havia caído uma água, mas não com a intensidade que eu peguei pelo caminho. Cheguei ao Top Kart, encontrei com o meu Pai e fomos ao Giraffas, porque “tínhamos que lastrear”. Depois de devidamente lastreados, descemos e ficamos nas dependências do Top Kart batendo papo com o Sérgio, Cláudio e o Chico, além de outros amigos aos quais fui apresentado ontem, e que por ato falho (peço desculpas), não me recordo o nome agora.

Enquanto aguardávamos para andar, por volta de 19h, o mundo caiu na Barra. Toda aquela água que eu peguei pelo caminho, chegou a “terra do gigante deitado”. A chuva foi tão forte, que a água invadiu o estacionamento, chegando aos carros. Formou-se uma imensa poça na entrada do Top Kart, e parte da pista foi atingida. Nessa hora, funcionários do kartódromo agiram rapidamente, com rodos, e pelo menos na área de acesso a pista, e água foi retirada. Depois, essa força tarefa partiu para a pista, e fez um ótimo trabalho. Infelizmente, a pista de crianças ficou com água e não pode ser limpa para uso.

A Open foi à primeira de três baterias, a entrar na pista. Iniciamos o nosso treino, e ganhamos várias voltas de cortesia, pois uma parte da pista, mais especificamente a terceira curva após a bandeirada, uma curva a direita, estava úmida. Por algumas voltas passamos por ali em fila indiana, para secarmos o traçado, e quando a direção de prova percebeu que havia grip naquele pedaço da pista, fomos autorizados a acelerar e iniciar o nosso qualify. Comecei tentando pegar pista limpa, e com 10 pilotos, em alguns momentos eu não consegui. Mesmo assim, percebi que o kart #2, era bom. A “pegada” do motor estava excelente, e como não ando em indoor de 9 hp a pelo menos um ano, matei a saudade em grande estilo. Por conta de alguns contra tempos no qualify, fiquei com o terceiro tempo. Meu Pai saiu na pole. Nessa posição de largada, eu tinha que voar pra cima do meu Pai, e tentar ultrapassá-lo na primeira oportunidade. Ficar em terceiro, dificultaria muito as coisas pra mim, pois a pista é travada.

Largamos!

Consegui pular para a segunda posição, e aos poucos fomos abrindo (eu e meu Pai), dos outros pilotos. Lá pelas tantas, na curva que estava molhada e depois secou, eu tentei ultrapassar o meu Pai por dentro (Deu espaço), ele não me viu (Eu acho), e nos tocamos de lado. Devolvi a posição. Passou um tempo, eu mais rápido que ele, no mesmo ponto, a manobra se repetiu, e dessa vez eu fiquei na frente. Na curva seguinte, sem a mínima condição de me ultrapassar, o mais velho me deu uma senhora pancada. Machuquei a costela, mas levou a pior. Ficou preso na barreira de pneus, perdeu uma volta por conta disso, e largou a corrida. Tínhamos tudo para fazer uma dobradinha AJ na abertura do campeonato da categoria Open do Grupo Amizakart, mas infelizmente, não aconteceu. Terminada a corrida, batemos um papo e resolvemos tudo.

Pra variar, a GoPro que estava comigo, ligada, acho que parou de gravar. Ainda não vi as imagens, e depois vou checar o que, e quanto ela filmou de prova de ontem. Ficamos muito tempo parados antes de iniciarmos o qualify, por conta de troca de sensores e de secagem da pista, e acho que boa parte do que ela filmou, foi isso, infelizmente.

Bom, o meu próximo encontro com a turma do Amizakart será só na 05ª Etapa - 27/04 - Sábado - Kartódromo Intern. de Volta Redonda, pois em Março, acontecerão a 3ª e 4ª etapas em Vespasiano (MG), e não teremos categoria Open.

Agradeço aos amigos do Grupo Amizakart pela oportunidade e receptividade, e nos encontramos em Volta Redonda, no mês de Abril.

Até lá!

Obs: Só a título de curiosidade, eu ontem pude comparar o desempenho dos karts de 6,5 e 9 hp, do Top Kart. Com o kart de 6,5 hp no sábado (Treinando para pegar o traçado) que antecedeu essa etapa, eu virei 00.00.27.39. Ontem, com o kart de 9 hp, 00.00.26.39.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dobradinha Carioca em São Paulo!

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Ainda muito sol) - Salve amigos! Recebi agora pouco, por e-mail, a mensagem abaixo, enviada pelo amigo e piloto Ivson Marques, que como anunciado aqui,participou nesse final de semana, da etapa paulista do Hot Car Cup (Força Livre), e a estreia foi sensacional. Junto com o Ivson, ainda na categoria Hot Car, o piloto Rodrigo De Paoli também fez bonito, vejam:



domingo, 24 de fevereiro de 2013

O Recomeço



RAMOS/RJ/"REDAÇÃO"(Menos quente) - Salve! Ontem (23/02) fui até a pista do Top Kart Barra com o meu Pai, e andamos. Antes da nossa bateria, encontramos vários amigos de outros grupos e o bate papo foi muito bom. 

Recebemos mais um convite para andar em um novo grupo em 2013, e juro que se tivesse grana não recusaria, mas, ainda não posso abraçar mais esse desafio. 

Desejo sorte aos amigos do K9, em especial ao amigo e grande piloto Alex Kid, que nos fez o convite.

O treino: 

Muito bom. Para a minha surpresa os karts de 6,5 hp estavam equilibradíssimos, e, o treino foi muito proveitoso. Tivemos a sorte de dividir a pista com o piloto Leandro Ahmed, que largou em 2º e venceu a bateria. Meu Pai largou em 1º e por dores no pescoço, caiu para 3º. Eu larguei em 3º e terminei em 2º. Observei bastante a tocada do amigo Leandro, e tudo o que eu preciso na terça-feira (26/02), é de um bom kart e um bom qualify.

A pista já está na cabeça, e tem um bom grip em toda a sua extensão, algo que também me surpreendeu. A reta de largada parece até que tem aquele líquido que é usado em provas de arrancada, para maior tração. Chamei a atenção do meu Pai para esse detalhe quando estávamos deixando a pista. A minha única preocupação para essa estréia no dia 26/02, não é comigo, mas sim com meu Pai. Esses traçados indoor com muitas curvas forçam muito o pescoço dele, as chances dele cansar são grandes. Levando-se em consideração que o esforço nos karts de 9 hp é bem maior, eu estou preocupado com o mais experiente.

Bom, será bom disputar uma prova num circuito indoor, depois de alguns anos sem andar nesse tipo de pista, e até o mês de Junho, eu estarei experimentando novamente esses traçados fechados, ao lado dos novos amigos do Amizakart.

Depois da minha estréia no Amizakart, eu volto aqui para contar como foi a minha prova, e a do meu Pai.

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro.

Inté!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

KIG: Guapikart on line

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Grande Mário!) - Salve turma! Trago uma boa nova da turma do Kartódromo Internacional de Guapimirim. 

Trata-se do programa GUAPIKART ON LINE, uma boa idéia do meu amigo e piloto, Mário Jr, que contará com uma série de entrevistas durante o ano, com pilotos, preparadores, e todos os envolvidos nas competições que acontecem do KIG.

O primeiro programa da série, é com o Mário Pereira, também conhecido como "Mário Pai", que é proprietário do KIG, e promotor do Campeonato Serrano de Kart. O Mário sempre foi um batalhador, e tem todo o meu respeito e admiração. Um grande amigo.

Confiram a entrevista clicando na imagem abaixo.


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

São Paulo: "Nós vamos invadir a sua pista!"

RAMOS/RJ/REDAÇÃO (Sol e calor) - Salve turma! Na correria do carnaval, passo por aqui para postar um novidade muito bacana, pois se trata de um grande amigo meu, que vai partir para São Paulo para disputar o campeonato paulista de Força Livre, em Interlagos.

Recebi um e-mail do Ivson / Point Kart Indoor, e destaco um parte da mensagem: 

"...estou partindo para Interlagos, com a intenção de abrir as portas para os outros pilotos do Rio quebrarem o encanto, e fazer o mesmo. Vou correr de Clio na categoria Forca Livre, em uma prova quem tem por característica a grande quantidade de carros no grid..."

Muito bacana, e já torcendo pelo sucesso, espero que essa atitude realmente quebre esse encanto, e leve mais pilotos cariocas, para andarem em Interlagos. Hoje, além do Ivson na Força Livre paulista, tenho um outro amigo, João Tubino, acelerando na Fórmula Vee.

No site do meu amigo Carlos Alvin / Velocidade Rio.com.br, tem uma reportagem bem bacana sobre essa ida do Ivson para São Paulo, vale a leitura, CLICANDO AQUI.

Vamos lá pilotos cariocas, vamos invadir Interlagos!

Forte abraço pessoal !




sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mudando o rumo

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Mudar é bom) - Salve amigos! Esse ano, o Acelera Jatobá, meu grupo, atuará em duas frentes distintas, em dois campeonatos diferentes: O FKRio, e na categoria Open do grupo Amizakart.

A decisão foi tomada ontem a noite, e junto comigo, deixam de fazer parte dos pilotos inscritos no FKRio 2013, meu Pai. Eu e ele nos desligamos do Campeonato FKRio, por não concordarmos com algumas atitudes, ou melhor, falta delas, e saímos. Saímos com a esperança de retornarmos em 2014, se houverem mudanças e se o campeonato FKRio, que é um campeonato de Clubes de Kart Amador, criado pelo meu amigo Luiz Sobral e por mim, mudar. Bom, esse é um assunto longo e desgastante, que não abordarei a fundo, não faz mais sentido, por enquanto. O campeonato FKRio continua, e teremos pilotos AJ correndo lá. Tenho total confiança nos meus pilotos, e na capacidade de administrar do meu amigo Leo, a quem entreguei a representação do AJ, junto a Comissão Organizadora do FKRio.

O Grupo Amizakart, que também possui alguns pilotos correndo dentro do FKRio, tem seu campeonato em paralelo, e amigos meus que correm nesse grupo me ofereceram a oportunidade de não ficar parado em 2013. Participarei da categoria Open - Inscrições minhas e do meu Pai feitas hoje 01/02/2013. A categoria Open, é uma categoria onde você corre quantas e quais corridas que você escolher. Não existe obrigação de andar em todas as provas. Esse ano, não poderei andar em todas as etapas que acontecem junto com as outras categorias do Amizakart. Algumas datas batem com compromissos familiares, dentre eles, o aniversário da minha esposa, mas das 14 etapas programadas, pois eu já perdi a primeira (eram 15), eu ficarei de fora de 4 etapas, sendo 2 etapas duplas (não corro um dia) e 2 etapas simples. As marcadas em vermelho, eu não poderei andar:
01ª Etapa - 26/01 - Sábado - Kartódromo Intern. de Volta Redonda (F13)

02ª Etapa - 22/02 - 6ª-feira - Top Kart (Extra Barra 9 Hp) 20h

03ª Etapa - 02/03 - Sábado - Kartódromo RBC (Cel. Vespasiano 13 Hp)

04ª Etapa - 02/03 - Sábado - Kartódromo RBC (Cel. Vespasiano 13 Hp)

05ª Etapa - 27/04 - Sábado - Kartódromo Intern. de Volta Redonda (F13)

06ª Etapa - 28/05 - 3ª-feira - Rio Shopping Kart (6,5 Hp)

07ª Etapa - 17/06 - 2ª-feira - Top Kart (Nova América 6,5 Hp)*

08ª Etapa - 17/07 - 4ª-feira - Top Kart (Extra Barra 9 Hp)

09ª Etapa - 15/08 - 5ª-feira - Rio Shopping Kart (6,5 Hp)

10ª Etapa - 07/09 - Sábado - Kartódromo de Guaratinguetá (13 Hp)

11ª Etapa - 08/09 - Domingo - Kartódromo de Guaratinguetá (13 Hp)

12ª Etapa - 15/10 - 3ª-feira - Top Kart (Nova América 6,5 Hp)*

13ª Etapa - 09/11 - Sábado - Euro Kart (Itaboraí 9 Hp)**

14ª Etapa - 07/12 - Sábado - Kartódromo Intern. de Volta Redonda (F13)

15ª Etapa - 08/12 - Domingo - Kartódromo Intern. de Volta Redonda (F13)

Bom, é isso. Em 2013, noticiaremos os resultados dos pilotos AJ, no FKRio e na categoria Open do Grupo Amizakart.

Antes de terminar, gostaria de agradecer as mensagens de apoio, e os convites para andar em outros grupos e outros campeonatos.

Valeu pessoal!

Maurício Filho.

AMZK 2018 - 1ª Etapa - Sulacap - P2=P4 e uma grande cagada minha...

Olaria/RJ/"Redação" (Culpa minha) - Salve... Bom, sem muito ânimo para escrever, devido a boçalidade, ao erro estúpido que comet...