domingo, 13 de dezembro de 2009

MEU VELHO AMIGO APOSENTADO

RAMOS/RJ/REDAÇÃO (Já sinto saudade...) - Ontem terminamos mais um campeonato do Grupo Acelera Jatobá, do qual faço parte como organizador e piloto da categoria AJ1. Foi um ano bem difícil dentro da pista como piloto, e fora dela como organizador, em que tive que tomar algumas decisões que nem sempre foram bem aceitas e entendidas por alguns, mas que se mostraram ao longo do tempo, corretas. Pretensão de acertar todas eu não tenho, mas sempre tento ao menos, ser justo e imparcial. Na prova de ontem, consegui conquistar meu 2º campeonato, correndo pelo Acelera Jatobá.

Fui Campeoão no 1º ano de clube 2006/2007 - campeonato teve início em nov/06 e terminou em nov 07, Vice-Campeão em 2008, e agora campeão em 2009. Muitas foram as decisões que tive que tomar esse ano, já comentei acima, mas, além de decidir por continuar a frente do grupo em 2010, o que aceitei e abracei novamente, por amor ao grupo e a brincadeira que reúne tanta coisa boa, uma decisão me perturbou mais: Aposentar meu capacete.

Engraçado, mas um piloto (mesmo uma amador como eu), parece que cria um elo com seu capacete. No silêncio dentro dele, você consegue ouvir tudo, e ao mesmo tempo se desligar de tudo e só pensar na prova. Dentro dele você sofre e explode de alegria, você se frustra, e pensa em desistir. Pela sua viseira, você vê muita gente boa andando, faz belas ultrapassagens, leva outras mais lindas ainda, você vê o sol, a chuva, o kart do seu amigo andando de lado na sua frente, andando mais que você, ou andando menos. Você torce, acredita e conquista. mas tudo na vida tem um tempo, um prazo de validade, e meu capacete precisa parar. Sua viseira mole e disfarçada pelo insulfilme azul colocado na loja do meu amigo, já não é mais segura e está ficando fosca. Seu forro interno está soltando, e sua amarração está desgastada.

Com esse amigo, eu comecei a correr em Jan de 2007 (em nov e dez de 06 usei outro capacete), depois de comprá-lo (usado) de um amigo do trabalho por R$ 50,00, e mandar pintá-lo em Petrópolis por mais R$ 250,00. A pintura foi paga em 2x com dificuldade, e a escolhida foi a de um ídolo com as cores que lembram outro ídolo. A pintura é a do Nelson Piquet, com as cores do Senna, o verde e amarelo.

Fiquei conhecido por alguns amigos, e isso é muito legal, você criar uma identidade. Alguns me viam de longe e sabiam que o Maurício estava andando ali, ou, outros vinham conversar comigo e diziam: "A tá, lembro de você sim, desse capacete, na pista tal, no dia tal.." Com ele andei em Guaratinguetá (SP), em São José dos Pinhais /Curitiba (PR), Guapimirim (RJ), Itaboraí (RJ), e em todas as pistas aqui do Rio de Janeiro, Point Kart, Rio Shopping, Top Kart Norte Shopping, Top Kart Barra e Kartódromo Premium na Barra da Tijuca. Ele só não andou no Kart in Bangu, que eu ainda não conheço.

Ontem, ele fez sua última prova, e dentro dele, mais uma emoção que guardarei pro resto da minha vida, que foi a ultrapassagem que me deu o título a 3 voltas do final.

Agora, ele ficará aqui na minha estante, num lugar de destaque, na parte de cima, aos lados dos troféus que ele me ajudou a conquistar. As vezes vou mostrá-lo aos meus amigos, sempre o manterei limpo e brilhando para mostrar ao meu filho que chega em Janeiro. Para 2010, um novo já está comprado, e meu relacionamento com ele já começa a gerar bons frutos, visto que os treinos antes de cada etapa, eu já o usava, e já conversamos bastante. Novamente uma relação que só entende que é piloto, se inicia. Para ele, um novo desenho já está definido, e talvez ainda em Dezembro, eu consiga pintá-lo. Sua estreia acontecerá em Fevereiro de 2010 ainda nos treinos da pré-temporada, ou em Março na 1ª etapa de 2010. Até lá, ele e tudo meu relacionado a kart, estarão temporariamente parados, para a chegada do Gabriel em Janeiro, meu presente de Deus.

Ao meu velho e bom amigo, muito obrigado por esses momentos que passamos juntos, e de agora em diante, você terá uma vida mais calma e menos agitada, um bom e merecido descanso.

Obrigado meu amigo, capacete Piquet/Senna by Art Studio.

Um comentário:

  1. Legal a história cara. Eu tbm te reconheci pela primeira vez pelo capacete! rsrsrs
    Parabéns pelo filhão, esse é o maior presente q se pode ter. A gente se esbarra por aí!
    Um abraço

    ResponderExcluir

AMZK 2018 - 1ª Etapa - Sulacap - P2=P4 e uma grande cagada minha...

Olaria/RJ/"Redação" (Culpa minha) - Salve... Bom, sem muito ânimo para escrever, devido a boçalidade, ao erro estúpido que comet...