RAMOS/RJ/”REDAÇÃO”(FRIO NO RIO DE
JANEIRO) – SALVE AMIGOS! DE VOLTA
COM INFORMAÇÕES DO AMZK2015, QUE NESSE FINAL DE SEMANA DISPUTOU A 6ª ETAPA NO
TOP KART NOVA AMÉRICA, COM UMA BOA PRESENÇA DE PILOTOS E CONVIDADOS.
DEPOIS
DE DUAS CORRIDAS DE RECUPERAÇÃO EM MINAS GERAIS, CHEGUEI A ESSA ETAPA UM TANTO
QUANTO PREOCUPADO, POR DOIS MOTIVOS: 1- PISTA INDOOR. NESSE TIPO DE PISTA,
NOSSO CAMPEONATO NOS IMPÕE UMA PARADA OBRIGATÓRIA (STOP AND GO), O QUE ACABA SE
TORNANDO ALGO EMOCIONANTE PARA QUEM ESTÁ DO LADO DE FORA ACOMPANHANDO, MAS PARA
NÓS PILOTOS, É UMA GRANDE CHARADA QUE VAMOS DESVENDANDO AO LONGO DA PROVA, ATÉ
O MOMENTO EM QUE DECIDIMOS FAZER A NOSSA PARADA. NESSE MOMENTO, SE VOCÊ
CALCULAR MAL, SAIR ATRÁS DE UM COMPANHEIRO LENTO, OU RETARDATÁRIO, PODE LHE
CUSTAR UMA(S) POSIÇÃO (ÕES) NO FINAL DA CORRIDA. 2- FALTA DE CONHECIMENTO DO
ESTADO DOS KARTS, O QUE AQUI CABE UMA CRÍTICA: ESTAVAM BEM RUINS.
BOM,
VAMOS A CORRIDA. APÓS ASSISTIR AS PROVAS DAS CATEGORIAS STANDART E LIGHT, FOI A
MINHA VEZ, CATEGORIA EXTREME. PELO SORTEIO DOS KARTS, EU PEGUEI O KART Nº08,
QUE NA CORRIDA DA CATEGORIA LIGHT QUE ANTECEDEU A MINHA, FOI PILOTADO PELO MEU
AMIGO MARCOS LOBO, E EU PERCEBI QUE ESSE KART NÃO ESTAVA LÁ ESSAS COISAS.
ACOMPANHANDO AS VOLTAS DO LOBO NA CATEGORIA LIGHT, PERCEBI QUE OS TEMPOS ERAM
MEDIANOS, E, APÓS PERCEBER MUITAS TROCAS DE KARTS, RESOLVI QUE FARIA O QUALIFY
COM ELE, E SE FOSSE O CASO, O TROCARIA,
O QUE NÃO FIZ E ACHO QUE AO FINAL, POR TUDO QUE ACONTECEU, ME PARECEU SER A
DECISÃO CERTA. SOBRE ISSO, EXPLICO QUE UMA TROCA DE KART EM CIRCUITO INDOOR É
ALGO QUE VOCÊ TEM QUE PENSAR BEM, POIS, AS VOLTAS SÃO CURTAS E ISSO PODE TE
FAZER PERDER MUITAS VOLTAS NO QUALIFY, E SE FOR NA CORRIDA ENTÃO, ISSO PODE
ACABAR COM A SUA BRINCADEIRA, COM UM AGRAVANTE NO MEU CASO, TAL TRANSIÇÃO, SE
ACONTECESSE, LEVARIA UM POUCO MAIS DE TEMPO, POIS ALÉM DE MUDAR DE KART, EU
TERIA QUE PEGAR OS LASTROS QUE TENHO QUE CARREGAR (12 KG), E PRENDER NO KART,
PRA DEPOIS AJEITAR BANCO E SAIR NOVAMENTE. REPITO, NÃO TROQUEI.
FOMOS
PARA O QUALIFY E EU FUI ME VIRANDO COMO PODIA, E COMO FOI DIFÍCIL CONSEGUIR UMA
VOLTA LIMPA. AO FINAL EU CONSEGUI E ME VI LARGANDO NA 4ª POSIÇÃO. PENSEI
COMIGO: SE TENHO UM KART MEDIANO, ACREDITO QUE PELO MENOS CONSEGUIREI
ACOMPANHAR O 2º E 3º COLOCADOS E NA PARADA OBRIGATÓRIA POSSO TENTAR O “PULO DO
GATO”. LARGAMOS E CONSEGUI MANTER A MINHA 4ª POSIÇÃO, MAS DE CARA PERCEBI QUE A
MINHA TAREFA DE ANDAR PERTO DOS PONTEIROS SERIA DIFÍCIL, POIS MEU KART NÃO
ENCHIA SEU “POTENTE MOTOR DE 6,5HP”, E SUA RETOMADAS ERAM DESESPERADORAS.
SEGUI. LOGO APÓS ALGUMAS VOLTAS, NO INÍCIO MESMO DA CORRIDA, O LÍDER CLÁUDIO
COMEÇOU A SOFRER COM UMA COISA QUASE QUE INACREDITÁVEL EM PISTA INDOOR, PANE
SECA! SIM MEUS AMIGOS, O CLÁUDIO FOI “PREMIADO” COM UMA PANE SECA QUE O FEZ
PERDER A LIDERANÇA PARA O GUILHERME QUE DISPAROU PARA VENCER COM MERECIMENTO E
UMA TOCADA MUITO FORTE, MAS, NESSA DO CLÁUDIO COMEÇAR A ANDAR MAIS LENTO, O
ZURICK QUE ESTAVA EM 3º, EU EM 4º E TODO O PELOTÃO, FICAMOS UMA VOLTA PRESOS
ATRÁS DO CLÁUDIO QUE DEMOROU PARA SAIR DA PISTA E TROCAR DE KART. QUANDO
CONSEGUIMOS NOS LIVRAR, FOI PRATICAMENTE UMA RELARGADA APÓS UM CARRO DE
SEGURANÇA, VAMOS CLASSIFICAR ASSIM...
SAÍMOS TODOS EMBOLADOS, EU TENTANDO
DESESPERADAMENTE ATACAR O ZURICK, COM UM MEDO DANADO DE SER SUPERADO POR ALGUÉM
QUE VINHA ATRÁS, POIS REPITO, ERA DESESPERADORA A RETOMADA DO MEU KART, MAS NÃO
FUI SUPERADO. COMO DISSE TENTEI ANDAR PERTO DO ZURICK E NO BRAÇO CONSEGUI.
FOMOS AVANÇANDO E NUM DETERMINADO MOMENTO PERCEBI QUE SERIA POSSÍVEL TENTAR
GANHAR A SEGUNDA 2ª COLOCAÇÃO DELE NA TÁTICA DE PARADA DE BOX (NESSE CASO BY
WILLIAMS...), ENTÃO LÁ FUI EU PRA MINHA PARADA ANTES DELE. PAREI, SAÍ QUASE QUE
EMPURRANDO O MEU KART DEVIDO A SUA “GRANDE POTÊNCIA” E QUASE MEUS AMIGOS, QUASE
QUE EU PERCO DUAS POSIÇÕES NESSA MINHA TÁTICA, MAS, DEI SORTE. SEGUI OBSERVANDO
O ZURICK E PELA DISTÂNCIA QUE ESTÁVAMOS E EU AGORA “DE CARA PRO VENTO” PENSEI
COMIGO: VOU VIRAR VOLTA DE CLASSIFICAÇÃO COM ESSE “POTENTE VEÍCULO DE 6,5HP”, E
FOI O QUE FIZ. DENTRO DAS MINHAS LIMITAÇÕES COMECEI A VIRAR RÁPIDO E DEVE TER
SIDO NESSA HORA QUE EU ENCAIXEI UMA VOLTA QUE NO FINAL FOI ATÉ MAIS RÁPIDA QUE
A DO ZURICK, E COMO ELE NÃO PARAVA EU REALMENTE ACHEI QUE CONSEGUIRIA ENCURTAR
MAIS UM POUCO A DISTÃNCIA E IRIA VOLTAR NA FRENTE DELE, MAS SABE LÁ DEUS, O
ZURICK NESSE MEIO TEMPO FEZ UMA VOLTA BOA TAMBÉM, PAROU, E QUANDO ELE VOLTOU,
EU NÃO CONSEGUI A ULTRAPASSAGEM. SAÍ PRATICAMENTE EMPURRANDO O KART DELE QUE
SAIA DOS BOXES, MAS, NÃO TINHA MOTOR PARA CONCLUIR A ULTRAPASSAGEM, E NUMA
PISTA INDOOR VOCÊ PODE ATÉ COLOCAR DE LADO NUMA SAÍDA DE CURVA (FIZ ISSO PELO
MENOS UMAS 4 VEZES), MAS SE VOCÊ NÃO TIVER MOTOR PRA TE EMPURRAR, A PISTA FICA
PEQUENA E VOCÊ NÃO COMPLETA A MANOBRA. FOI O QUE ACONTECEU.
SEGUI TENTANDO O
ATAQUE, MAS AO FINAL ELE ATÉ CONSEGUIU ABRIR UM POUCO DE MIM, E OLHEI PARA O
PLACAR (3º) E PENSEI: “É ESTÁ BOM AQUI, ESSA É A 6ª ETAPA DE UM TOTAL DE 14.”
SEGUIMOS E EU CRUZEI A LINHA DE CHEGADA EM 3º, MAS VOU LHES DIZER, POR TUDO QUE
FOI A MINHA CORRIDA DESDE O QUALIFY, ESSE TERCEIRO LUGAR TEVE GOSTO DE VITÓRIA
PRA MIM, E, ME AJUDOU A SOMAR PONTOS IMPORTANTES NO CAMPEONATO.
UMA
NOTA: VOSSO AMIGO AQUI ESQUECEU SUA GOPRO EM CASA... POIS É, NEM EU, NEM MEU
PAI FILMAMOS NADA NESSA ETAPA. DA PRÓXIMA VEZ VOU DEIXÁ-LA DENTRO DA BOLSA DO
CAPACETE...
É
ISSO. ESSA FOI A MINHA PARTICIPAÇÃO NA 6ª ETAPA AMZK 2015, E O NOSSO PRÓXIMO
ENCONTRO SERÁ NO DIA 26/07 NO KRJ NA BARRA. FORTE ABRAÇO E ATÉ LÁ!
MAURÍCIO
FILHO
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