domingo, 5 de junho de 2011

RUNNER KART, R10 KART RACING e KIG: Muito obrigado !


RAMOS/RJ/"REDAÇÃO"(Bom "pra" caramba!) - Salve turma ! O motivo desse post, sendo bem objetivo e direto ao assunto, é dizer que se as coisas continuarem como estão no KIG (Kartódromo Internacional de Guapimirim), dificilmente, em 2012, não teremos duas ou mais provas por lá. As coisas realmente mudaram para melhor, e a tendência é que eles realmente se firmem como uma boa opção outdoor aqui no Rio de Janeiro.

Bom, hoje pela manhã, estive no KIG junto com meu Pai, o Luiz do Amizakart - CBAV e seu filho Pedro Senna. Nós fomos conversar com o responsável pelo kart de aluguel, e também, para andar na bateria de convidados do grupo R10 Kart Racing.

Chegando ao KIG, fomos direto conhecer o responsável pela administração dos karts de aluguel, e, tratamos de alguns pontos referentes ao Endurance que já comentei com vocês aqui, e por e-mail, para os pilotos do Acelera Jatobá. Ouvimos e constatamos que sem dúvida, o que existe lá nos dias de hoje, e está sendo oferecido pela RUNNER KART, não lembra nem de perto todos os problemas que tivemos lá no passado. 

Karts parelhos e bem cuidados, os de 13 hp tinindo de novo, e a pista sendo preparada para receber asfalto novo na parte que está sendo recuperada, e, posteriormente, em todo o restante do traçado. Conversamos e soubemos do cronograma da obra, e do orçamento destinado e liberado para recuperação de toda a pista, repito, é animador ver a transformação que está acontecendo no KIG.

A cantina, aquela no final da reta, lembram? Está sendo reformada e será posicionada um pouco antes de onde era. Provisoriamente existe uma barraca que fica ao lado da torre de cronometragem, com salgados, refrigerante e água, sem que ninguém reclame o passe fome e cede. Isso é passado.

Horários: Agora os karts de aluguel tem horários fixos na parte da manhã e tarde, e nossas baterias começaram na hora marcada. Pontualidade britânica? Nem tanto, mas, o que se espera em qualquer pista aqui do Rio, nada de absurdo.

Conversa encerrada, estamos apenas no aguardo as observações e dicas que receberemos, ainda essa semana, do pessoal do RUNNER KART, que irá avaliar o nosso regulamento.

Data do nosso Endurance: Julho ou Agosto. Aguardem.

Como eu comentei acima, eu, meu Pai, o Luiz e o Pedro, fomos andar na bateria de convidados do Grupo R10 Kart Racing. Participamos do Briefing, soubemos das regras, sorteamos os karts e fomos para a pista. O pessoal do R10 Kart Racing é muito gente fina. Fomos muito bem recebidos por essa turma, e a nossa bateria foi muito divertida. Todos os pilotos abaixo de 80 kg receberam lastro - o que não é o meu caso(risos) - e tivemos que fazer uma parada obrigatória de 10s numa parte escolhida pela organização e demarcada com fitas e cones.
Confesso que num primeiro momento, torci meu nariz para essa regra de parada obrigatória, mas, quando fiz a minha e obtive o resultado no final da corrida, ficando em 2º lugar, curti pra caramba essa idéia. Isso passou a ser mais uma coisa para se preocupar durante a corrida, o melhor momento de parar, lembrando: Você pode parar depois de completar a 1ª volta, e antes da última (avisada por bandeira branca).

Vamos a prova: No sorteio, peguei o Kart  #04. Quando vi esse kart pensei: "F#$%¨&!" Esse foi o kart que eu andei em Janeiro desse ano, num fatídico treino que alguns lembrarão, e que eu comentei aqui. Pois bem, pensei, "é uma brincadeira, vamos assim mesmo". Fui pra pista e lá estava ele. Ajudei o meu Pai com o lastro, acertei a filmadora dele e fui para o #04. Sentei, acertei o banco, coloquei a luva e disse: "Vê se não vai aprontar comigo hoje."

Motor ligado, fui para o qualify. Na primeira curva no final do retão, kart frio, eu entro forte e ele contorna numa boa. Mais uma seção de curvas para esquerda e direita e ele responde bem. Um curvão de alta - pé cravado pra lá do Deus me livre - em duas partes a esquerda (Sensacional essa parte do traçado escolhido pela organização do R10 Kart Racing), e ele (o #04), na mão. Acelero na reta e nada de falha. Resultado: Segundo posto no grid de convidados.

Feliz com o resultado, alinhei na segunda colocação e de cara já vi que dificilmente conseguiria segurar essa posição na largada. Em terceiro estava o Pedro, que mesmo com o lastro, estava mais leve que eu, e como a largada foi parada, aconteceu o que eu esperava. Bandeira verde, tentei defender, mas o Pedro veio com muito mais ação e papou a minha segunda colocação. Em terceiro, colei nos líderes e optei por fazer a minha parada logo no início da prova - fui o primeiro a parar - para depois recuperar as posições e não ter que esperar o melhor momento para entrar na área de parada. Terminada a primeira volta, fui para a parte determinada e parei na frente do fiscal do R10 Kart Racing. 10s intermináveis (risos) mostrados a mim pelo cronômetro do fiscal, e lá fui eu de volta a pista, na última colocação. Como parei no início, e estávamos todos juntos, eu saí com pista limpa e comecei a virar rápido, enquanto o pessoal se pegava brigando por posições, e escolhendo o melhor momento para fazer a parada obrigatória, lembrando que essa parada é feita com um kart de cada vez, ou seja, se você entrar atrás de alguém, perderá 20s (10s do cara + 10s seus).

Bom, comecei a imprimir um ritmo forte, fiz alguma ultrapassagens e em poucas voltas eu estava em  terceiro. O Pedro se envolveu num acidente no final da reta, que diminuiu a vantagem que tinha sobre mim, e na sua parada, eu retomei a minha segunda colocação. Além desse problema, o Pedro quebrou na penúltima volta, caso contrário, nós brigaríamos pelo segundo lugar no final da prova. Uma pena.

Terminada a prova, fizemos um pódium e fomos filmados. Bati vários papos com os pilotos do R10 Kart Racing, e fomos convidados para participar da próxima bateria de convidados deles, no mês que vem. Convite aceito na mesma hora, É CLARO QUE PARTICIPAREI !

Resumo: O domingo foi bom pra kct !

Resultado:

1º Ferando Netto - Melhor volta / na : 36.45 (10) 
2º Maurício Filho (Point Kart/West Internet/Acelera Jatobá) - 37.34 (17)
3º Cláudio - 37.86 (05)
4º Luiz Henrique - 38.13 (17) 
5º Maurício Carvalho (Acelera Jatobá) - 37.96 (17)
6º Thiago Big - 38.71 (16)
7º Pedro Senna - 37.61 (06)

Foi bom desenferrujar, pois sábado que vem 11/06, tem Acelera Jatobá em Volta Redonda.

Forte abraço pessoal !

2 comentários:

AMZK 2018 - 1ª Etapa - Sulacap - P2=P4 e uma grande cagada minha...

Olaria/RJ/"Redação" (Culpa minha) - Salve... Bom, sem muito ânimo para escrever, devido a boçalidade, ao erro estúpido que comet...