sexta-feira, 9 de março de 2012

REGULAMENTO FKRio 2012


REGULAMENTO FKRIO 2012
PARTICIPAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Grupos envolvidos no Projeto FKRio 2012: Acelera Jatobá, Amizakart, Kartw1n, R10 Kart Racing e Ta Lento no Kart.Todos os pilotos inscritos no campeonato deverão fazer parte de um destes grupos.
A Comissão Organizadora do Projeto FKRio 2012 será formada por um representante de cada grupo participante do Projeto; a saber:
  •  Mauricio Filho (Acelera Jatobá),
  • Sergio Costa (Amizakart),
  • Hugo Brasileiro (Kartw1n),
  • Marcos Gusmão e Lucas Massena (R10)
  • Claudio (Ta Lento no Kart).
Toda e qualquer comunicação oficial deste projeto ocorrerá através do site oficial no Facebook. É responsabilidade do piloto manter seu cadastro atualizado e estar em dia com as informações referentes ao campeonato, à saber, o site é: http://www.facebook.com/FKRio.
A cada etapa do FKRio, todos os pilotos deverão ir até o endereço acima citado, e confirmar a sua presença no respectivo evento.
Obs: O piloto que não possui conta no Facebook, deve providenciar a mesma, ou, solicitar ao seu companheiro de grupo/clube, que a cada etapa, confirme o seu nome/participação. Não ter conta no Facebook não exime a confirmação.
É dever de todo o piloto, respeitar os adversários, independente do grupo faça parte.
A taxa de inscrição no campeonato é de R$ 50,00 por piloto. Inscrições serão aceitas após aprovação da comissão.
O desligamento do piloto, por qualquer motivo, não dá direito à devolução do valor, nem mesmo o pró-rata.
O CAMPEONATO
O campeonato será disputado em 11 etapas; obedecendo aos locais, datas e horários pré-determinados. Só será permitida alteração nas datas previstas no calendário mediante motivos de força maior; como confirmações de presença inferior a 50% dos inscritos na competição e condições gerais dos kartódromos; sendo necessária aprovação do Comitê Organizador.
Cada bateria será composta por 20 karts, que pode ser alterado de acordo com a presença dos pilotos.
Não haverá divisão do grupo em categorias e nem divisão por peso. Para isso, faremos uso de lastros para que o peso mínimo de todos os pilotos (com equipamento) seja de 80kg.
O uso dos lastros é obrigatório. Teremos um controle de pesos de todos os pilotos, com pesagens antes e depois de cada corrida. Os pilotos que correrem com menos do peso mínimo serão punidos.
O piloto que optar pelo uso de lastro próprio, poderá fazê-lo, desde que não fique abaixo do peso mínimo estabelecido pela comissão organizadora, e, é inteiramente responsável pela fixação do mesmo no kart. Caso esse se solte durante a corrida, o mesmo só marcará um ponto ao final de sua bateria, independente da posição que terminar.
A responsabilidade de arrumar o lastro e fixá-lo ao kart é do próprio piloto.
Regra de pontuação:
Colocação Pontuação
1º lugar 25 pontos
2º lugar 21 pontos
3º lugar 18 pontos
4º lugar 15 pontos
5º lugar 12 pontos
6º lugar 10 pontos
7º lugar 9 pontos
8º lugar 8 pontos
9º lugar 7 pontos
10º lugar 6 pontos
11º lugar 5 pontos
12º lugar 4 pontos
13º lugar 3 pontos
14º lugar 2 pontos
15º lugar 1 ponto
Do 16º até o 20º, marca apenas 01 ponto.
Os convidados serão considerados Ghost-Riders, ou seja, sua colocação final numa etapa será ignorada para a regra de pontuação.
Para definir a classificação parcial e final dos pilotos, serão seguidos os seguintes critérios de desempate (nesta ordem):
  • Pontuação com descarte,
  • Maior número de vitórias, maior número de segundos lugares,
  • Terceiros, assiduidade geral,
  • Sorteio por moeda.
Todos os pilotos inscritos terão direito a descartar o pior resultado da temporada.
O conceito de descarte para definir a classificação do campeonato vale para todo o campeonato, desde a 1ª etapa, até a 10ª etapa.
A última etapa, não poderá ser usada como descarte.
A formação das baterias respeitará a ordem de classificação dos pilotos no campeonato (pontuação sem descartes).
Na primeira prova do ano, será realizada um sorteio no kartódromo para a composição das baterias.
A partir da segunda etapa, quando a pontuação definir as baterias, os primeiros colocados do campeonato serão os primeiros a entrar na pista, conforme o exemplo:
1ª bateria: Pilotos 1 ao 20
2ª bateria: pilotos 21 ao 41 e assim por diante.
Caso os pilotos de número 2 e 5 não estejam presentes, os pilotos 21 e 22 são convocados para a 1ª bateria. Desta forma, os pilotos da 3ª baterias serão convocados para a 2ª e assim por diante.
Será usado como critério de formação de baterias e desempate:
  •  Volta mais rápida
  • Ordem alfabética
Upgrades para completar os grids serão frequentes e podem ser feitos sem aviso prévio. O piloto que optar chegar num horário diferenciado, o fará por conta e risco próprio. Caso o piloto chegue atrasado e não consiga correr na sua bateria, o mesmo será punido conforme o regulamento.
Deve haver equilíbrio entre o número de pilotos das baterias em uma etapa.
Desta forma, a confirmação de presença dos pilotos é fundamental. Todos os pilotos devem, portanto, confirmar ou não a presença na etapa com até 24 horas antes da etapa através dos meios de comunicação disponíveis (Facebook).
A confirmação via caminhos apontados acima, é desejável. Àquele que não a fizer, está ciente da sua responsabilidade, e de seu comparecimento a etapa.
O piloto que não puder ser alocado em sua bateria por não ter se apresentado 30 minutos ante da mesma, correrá à cargo de treino na última bateria disponível, marcando apenas um ponto por presença, independente da sua posição de chegada na bateria.
Convidados deverão pagar a taxa de R$ 10,00 (dez reais) por etapa. Tal taxa será recolhida por quem convidou o piloto, e no dia da etapa, esse valor deverá ser repassado ao piloto e organizador do FKRio, Lucas Massena.
PUNIÇÕES E PENALIDADES
Não serão permitidas ofensas aos pilotos nem aos fiscais de prova dos kartódromos.
As agressões verbais estão sujeitas a análise da comissão organizadora, que naquele momento ouvirá os envolvidos e se manifestará. Para esses casos, dependendo do entendimento da comissão, as penas serão de perda de ponto, podendo chegar à suspensão.
As agressões físicas: Expulsão imediata, sem devolução de quantia paga a título de anuidade.
A não utilização do lastro ou do peso devido: O piloto participa da etapa e só marca 1 ponto, indepentende de sua colocação final.
Não realizou stop’n’go ou o fez na última volta: O piloto participa da etapa e só marca 1 ponto.
Após o recebimento de DUAS advertências aplicadas pelos fiscais de pista, o piloto que novamente cometer uma irregularidade pelo julgamento dos fiscais de pista, deverá fazer imediatamente um STOP N GO de 10 segundos. Não obedecendo essa sinalização, que seria a terceira advertência, o piloto será desclassificado automaticamente da prova. Este Stop’n’go não substitui a parada obrigatória exigida pelo regulamento.
Haverá punição para os pilotos que apresentarem pilotagem anti-desportiva, sendo julgado pela comissão organizadora após a corrida.
O piloto que não comparecer a etapa, 30 min antes da sua bateria, automaticamente correrá na última bateria do dia, e só marcará 1 ponto, independente de sua colocação final.
É expressamente proibido o treino ou qualquer atividade que envolva a utilização/deslocamento com os karts, antes das baterias do FKRio.
O piloto que for pego nessa situação, automaticamente será advertido, e, só marcará 1 ponto, não importando o seu resultado final, na bateria que esse irá participar naquela etapa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Haverá premiação por etapa: serão distribuídas medalhas para os 3 melhores colocados de cada bateria.
Ao final do campeonato, os 5 primeiros colocados da tabela de classificação serão premiados com um troféu.
O grupo com maior pontuação na disputa por equipes será premiado com um troféu.
Situações não previstas neste regulamento serão estudadas e definidas pelo Comitê Organizador do FKRio 2012.
FORMAÇÃO DO GRID DE LARGADA
Haverá tomada de tempo para definição do grid de largada. O tempo de tomada de tempo será o padrão utilizado pelo kartódromo.
PARADA OBRIGATÓRIA – STOP’N’GO
Com o objetivo de incluir um elemento de estratégia pessoal, cada piloto deverá, no decorrer da prova, efetuar uma parada obrigatória depois da primeira volta completada, e antes da última volta.
Esta parada deve durar 5 segundos em local à definir, e somente após a liberação do fiscal, poderá ser efetuado o regresso à pista.
Em caso toque no cone delimitador de parada ou outro erro neste processo, o Stop’n’go não será contabilizado, exigindo que o piloto execute o processo outra vez.
O piloto que não efetuar o Stop’N go ganhará apenas 1 ponto na etapa.
Na pista de Guapimirim, cada piloto deverá permanecer no Stop and Go, durante 5 segundos.
Na pista de Volta Redonda, cada piloto deverá parar totalmente o seu Kart, e depois, seguir após a retirada do cone pelo fiscal de pista. 
PUNIÇÕES
O diretor de prova do kartódromo é responsável por toda a condução esportiva da etapa, incluindo a definição e aplicação de punições. Essas, serão acatadas unanimemente pelo comitê.
CONVIDADOS
Os convidados podem participar das corridas do grupo em duas circunstâncias:
• Completar o grid da bateria oficial do campeonato
• Bateria(s) extra(s)
A ordem dos candidatos considerada será a ordem de chegada no kartódromo. Caso o convidado deseje participar de outra forma, basta ingressar no campeonato como todos os outros pilotos.
CONDUTA / HORÁRIO DE COMPARECIMENTO
Os pilotos deverão se apresentar com 30 minutos de antecedência do inicio da sua bateria.
CAMPEONATO DE PILOTOS
Esse Campeonato, obedecerá ao critério de representantes escolhidos antes da 1ª etapa, fixos, de tal forma que esses representantes sejam os mesmo do início ao fim do campeonato, e em número correspondente ao menor grupo participante do FKRio ou o máximo de 5 pilotos.
A pontuação do grupo representado por esses pilotos, será composta pelos melhores resultados dos pilotos, indepentende da bateria de alocação (A, B..).
PROMOÇÃO
A cada prova do FKRio (desde que tenhamos caixa para isso), serão sorteados 2 pilotos, de todos os que estiverem presentes a etapa.
Esses pilotos sorteados, correrão de graça na etapa.
Cada piloto só poderá ser sorteado duas vezes no mesmo ano.
CALENDÁRIO
Nossas etapas acontecerão preferencialmente aos domingos, sendo possível a alteração das datas entre domingos do mesmo mês, ou até mesmo sábados desse mês, em função de utilizarmos kartódromos que abrigam eventos da CBA, e essa entidade só libera o seu calendário em Março, depois do nosso.
PRÉ-TEMPORADA
No primeiro mês de cada ano, o FKRio realizará treinos coletivos, avisados a todos com antecedência o horário e local.
Esses treinos poderão ter 20 ou mais karts por bateria, com uso do lastro e parada obrigatória.
TROCA DE KART NA ETAPA
Só poderá acontecer quando o mesmo parar no meio da pista. Nesse caso, o piloto corre até o Box, ou, recebe onde está, um novo kart. Chamamos isso de quebra ou defeito severo, que impede a locomoção do kart.
No caso do piloto sentir que o kart não está bom, o mesmo deverá completar ao menos uma volta com esse equipamento.
Ex no Treino: Saiu do Box e sentiu que o kart está falhando. Terá que completar uma volta. Na seguinte, entrar no Box e pegar outro kart.
Ex na corrida: Largou e sentiu que o kart está ruim. Pode ir para a área de Box, pegar outro kart, sem precisar completar uma volta.
Atenção: Cada piloto poderá fazer apenas 1 (uma) troca de kart, respeitando a regra de ter que dar uma volta com o kart ruim, para trocá-lo.
Mais de 1 (uma) troca, que será aceita pela Organização; caso prático:
- O piloto ao pegar o seu kart no parque fechado, foi impedido pelo mecânico de sair com o kart, porque o kart está ruim. Nesse caso ele pega outro kart. Se sentir que esse kart está ruim, ele completa uma volta com esse kart, e o troca por outro.
O piloto que não respeitar as regras acima, e trocar de kart mais de 1 (uma) vez, largará automaticamente na última posição.
OBRIGAÇÃO DOS PILOTOS A CADA ETAPA:
Assim que chegar ao kartódromo, o piloto deverá realizar o pagamento de sua participação junto ao kartódromo, guardar seu comprovante, e, todos deverão assinar uma lista de presença junto a organização, antes de correr a sua bateria;
FALTAS NAS BATERIAS
A Comissão Organizadora não irá mais remanejar pilotos, no dia da etapa, para colocá-los em baterias que tenham o nº máximo de 20 pilotos, assim sendo, não haverá mais mexidas nas baterias.
Se algum piloto de uma determinada bateria faltou, no lugar dele será colocado um convidado. Se não houver convidados, aquela bateria irá andar com menos de 20 pilotos, nº máximo de karts permitidos por esse regulamento.
 ETAPAS:
Pré temporada - Guapi - 22 Jan - 11h
1ª etapa - Guapi - 26 Fev - 11h
2ª etapa - Guapi - 18 Mar - 14h
 
3ª etapa - VR - 15 Abr - 9h
4ª etapa - Guapi - 20 Mai - 14h
5ª etapa - VR - 03 Jun - 9h
6ª etapa - Guapi - 8 Jul - 11h
7ª etapa - VR - 5 Ago - 9h
 
8ª etapa - Guapi - 16 Set - 11h
9ª etapa - VR - 21 Out - 9h
10ª etapa - Guapi - 11Nov - 11h
11ª etapa - Guapi - 9 Dez - 11h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMZK 2018 - 1ª Etapa - Sulacap - P2=P4 e uma grande cagada minha...

Olaria/RJ/"Redação" (Culpa minha) - Salve... Bom, sem muito ânimo para escrever, devido a boçalidade, ao erro estúpido que comet...