domingo, 23 de abril de 2017

AMIZAKART 2017 - 3ª ETAPA. P2=P1

"Ramos/RJ/Redação" - Salve amigos! Retorno com notícias do campeonato de kart amador, Amizakart 2017. Hoje (23/04), participei da terceira etapa desse campeonato numa pista que eu a chamo particularmente de nossa Mónaco. A pista do Adrenalina Kart Sulacap, montada no estacionamento do Parque Shopping Jardim Sulacap, é extremamente travada. Hoje, com chuva, ainda mais difícil, visto que corremos com pneus slicks, ideais para pista seca, e ainda podemos somar a isso, as poças que deram um toque de mais desafio a essa etapa. 
Praticamente, hoje, foi uma corrida de sobrevivência, de muita docilidade com o pedal da direita, e, uma boa dose de sorte. Bom, cheguei com meu companheiro de kart (meu Pai) no horário combinado, e, aguardamos o desenrolar dos preparativos a cargo da comissão organizadora do campeonato, para saber qual o horário da nossa bateria. O briefieng aconteceu normalmente, bem com a pesagem e sorteio dos karts. Inicialmente recebi o kart 11 para correr, o mesmo que meu Pai (uma bateria antes da minha), porém, acabei correndo com o kart 1, pois, o kart 11 apresentou defeito na bateria do meu Pai, quando esse o conduzia, e eu acabei tendo que correr com o kart 1, orientado pela organização do Amizakart, ao qual me dirigi antes do início da minha bateria, para saber qual kart utilizar. 
Uma vez escolhido o kart, nº1, fui até o mesmo, ajeitei a posição do banco, e aguardei o início do qualify. Fui o último a entrar na pista, e rodei na primeira curva do sinuoso e travado circuito escolhido para a nossa 3ª etapa. Sim, valeu essa rodada! Percebi de cara a necessidade de ser menos agressivo, caso contrário, não conseguiria andar. Pela primeira vez durante o qualify, acompanhei os tempos de volta e percebi que até bem próximo do final, eu estava em primeiro, mas, meu amigo Ricardo Coutinho tirou um coelho da cartola, ao melhor estilo Ayrton Senna, e tirou a pole das minha mãos no finalzinho... Ok, vamos largar em 2º. Alinhamos, a chuva que nos acompanhou durante toda essa etapa, em todas as categorias, agora estava um pouco mais forte e isso logicamente preocupava a todos, inclusive, esse que vos escreve. Tudo pronto, bandeira verde, largamos!
Larguei bem, consegui me colocar ao lado do Ricardo logo na primeira curva, dividimos a posição, porém seu insistisse nessa posição, mesmo com a curva favorável, eu acabaria tocado o Ricardo e acabando com a corrida dele. Recolhi para não bater na 2ª curva. Me posicionei em 2º e mantive a calma. Calma essa que sempre me faltou em corridas na chuva (embora goste de correr na chuva, preciso melhorar muito a questão "calma nessa hora"), hoje sobrou. Fui levando, observando onde poderia tentar ultrapassar, e, lutando com o kart para também não bater do Ricardo e não levar um "catiripapo" por trás. Fomos andando e numa escorregada, provavelmente por conta de uma aproximação um pouco forte, o Ricardo abriu um corredor ao seu lado, e eu consegui tracionar bem na saída de curva, e a manobra aconteceu limpa, sem toques de ambas as partes.
Superando o Ricardo, veio a parte mais difícil: Mantar a calma, concentração, e levar o kart no traçado até o final. Consegui. Fui abrindo vantagem, vantagem essa que me permitiu fazer uma passagem pelos boxes (obrigatória para todos os pilotos), e retornar ainda na ponta da corrida. Levei até o final, entre uma escorregada aqui, uma corrigida ali, uma travada de roda acolá, uma atravessada de entrada de reta, fui levando, levando, até a quadriculada e o alívio.
Infelizmente, não pude ficar para o pódium pois tinha uma evento aqui em casa, e cheguei correndo de volta para ainda poder curtir o restinho do domingo com a família. Não tem problema, na próxima etapa eu pego a minha medalha com a turma da organização, e vamos em frente !
Nossa próxima etapa acontece na pista do Rio Shopping Kart Indoor, em Jacarepaguá, no dia 07 de Maio.
Vejo vocês lá!
Um forte abraço a todos.
Maurício Filho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMIZAKART 2017 - 4ª ETAPA. P2=P1

"Ramos/RJ/Redação" - Salve amigos! Notícias do Amizakart 2017. Dessa vez, nosso encontro aconteceu na pista do Rio Shopping Ka...