terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tirando o Ferrugem

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Muito bom voltar a ativa) - Eu esqueci de comentar aqui, meu retorno as pistas em 2010, e, tentarei num breve resumo, descrever o quanto é bom estar de volta, guiando um kart.

Terça-feira, 02/02 (meu último dia de férias), e parado desde o dia 12 de Dez de 2009. Depois de resolver "N" coisas dentro de casa, numa rápida conversa com a digníssima, eis que num ato de estrema bondade, ela, assina meu "habeas corpus", e eu sou liberado para treinar. Destino? O melhor e mais próximo kartódromo da minha casa, onde eu me sinto em casa também, o Point Kart Indoor.

Corro, cato capacete, luva, protetor de costela, sapatilha, e me mando para o Point Kart. Antes, uma ligada para o meu Pai, que não pode ir, e para o Vinícius (Amigo e piloto do meu grupo - Acelera Jatobá), que fominha como só ele, topa e parte para o mesmo destino. Chegando ao Point, depois de falar do meu filhão e mostrar fotos no celular, vou para a pista. Capacete ajustado, luva calçada, protetor de costela ok, o motor é ligado e em poucos segundos eu estou rasgando a reta do Point Kart rumo a curva inclinada. Amigos, as primeiras voltas foram um misto de alegria e preocupação, pois em alguns momentos eu c0metia erros que nitidamente eu percebia que eram pelo tempo que eu havia ficado parado.

Formamos o Grid de largada e larguei na pole, tendo o Vinícius em 2º lugar. Foram 30 e poucas voltas em que em poucos momentos eu tive sossego. O Vinícius pertubou o treino todo ! Competitivo e em grande forma, esse cara dará trabalho na categoria AJ1 ( a minha) esse ano. Rodamos os tempos bem próximos e eu consegui me manter na frente até o fim. Foi um ótimo recomeço, pois, treinar assim, em alto nível, é um bom começo. Passado o treino, me senti fisicamente bem ao final, sem o tradicional cansaço que é característico desses treinos de pré-temporada, depois de uma longa parada e das festas de final de ano, onde sempre abusamos um pouco. Nada, não sentia nada, estava inteiro !

Passado esse treino, fui para Bangú (06/02) para o segundo treino da pré-temporada, com os novos pilotos e com antigos também. Amigos, Bangú ! Um calor brabo, 1ª bateria as 17:30 e a 2ª as 18:00 h. Almoço leve na casa da minha Mãe em Marechal Hermes, meu filhão calmo e tranquilo dormindo no quarto da minha irmã (Dinda) com o ar ligado. Minha digníssima tranquila, pronto: mais um "hábeas corpus" assinado ! Carta de alforria nas mãos, traço uma rota: KartinBangu ! Parto para lá e no meio do caminho o telefone toca (17:00), e do outro lado da linha, o fominha mestre (meu Pai), pergunta: Está vindo? Respondo: Sim, já estou chegando, e emendo: Tem alguém aí contigo? Resposta: Sim, 2 pilotos já !

Do telefonema a minha chegada, devidamente apressada após esse contato telefônico, se passaram poucos minutos. Chego ao kartódromo, observo o traçado, os karts de 9 hp que usaremos, conheço a galera e monto duas baterias. Entro na primeira, sinto-me bem ao volante, o kart que usei (nº 11), parece em perfeita ordem, e cravo o melhor tempo. Largo na pole com meu Pai em 2º. Isso me preocupa pois ele é muito mais leve que eu, e em largadas paradas, chega a ser ridículo.... Ele some na minha frente, e pegá-lo depois e tarefa praticamente impossível, mas, o traçado do KartinBangu equilibra esse problema, pois que larga na pole, larga pelo lado de dentro de uma curva a direita, então, você tem como defender a sua posição, posicionando-se por dentro e deixando o kart escapar pra fora, procurando a melhor tangência para a próxima curva que é a esquerda e que fatalmente que está perto da largada, tentará um bote pra cima de você.

Se você segurar seu adversário nessas duas curvas, o treço seguinte é só manter o traçado, pois, não há como passar. Depois desse trecho misto do bom circuito do KartinBangu, você tem duas boas retas, uma opotas ao local onde a galera fica observando a pista, que emenda com a reta de chegada, que te obrigada a uma freada forte para tangência da curva 1, a direita. Consegui me segurar nesse início, e fui aos poucos abrindo da turma que vinha atrás. Terminei em 1º e novamente me sentindo inteiro fisicamente, apesar do forte calor que castigava pilotos e público.

Ao final do treino o convite: "Quer andar novamente?" Pergunta meu Primo André (piloto AJ também) que se sentiu mal na 1ª bateria. Respondo: Claro ! Meu Pai fala: Você é louco... Nesse momento já me dirigia a sala de briefing novamente para apresentar-me novamente ao fiscal de pista. Num rápido papo com os pilotos, escolhemos os karts e eu pego o nº 11 novamente.

Repito o que fiz na primeira bateria, percebo pontos onde posso melhorar, e consigo baixar meu tempo. Saio, falo com a galera e lembro que tenho que voltar rápido para a casa da minha Mãe, pois meu filhão e a Srª Digníssima, me aguardam.

Agradeço a participação de todos, pago o estacionamento junto com meu Pai e parto pra casa. Dentro do carro, inteiro, sem estar morto, apenas, molhado de suor !

Cabeça boa, concentração total, e bem fisicamente: Acho que nunca me senti tão motivado num início de campeonato ! Acho que meu filhão está me dando essa força toda, e se estiver, vou correr bem por ele !

É isso, em Março começamos a temporada AJ 2010, até lá !

Um comentário:

  1. Fala Piloto !!!

    Realmente o pega foi muito bonito ... Sensacional !!

    Quando eu entrei para o AJ, pensei: vou tomar o Maurício como objetivo para grau de desempenho.

    Fiquei muito orgulhoso de ter o meu objetivo alcançado, que é ANDAR NA SUA COLA !!! Rsrsrsrs ...

    A única coisa é que vc esqueceu de comentar sobre a futura Jatobá Girl Dany ... Que já tem a manha da largada e se posiciona muito bem na pista, segundo o nosso Guru Ivson !! Rsrsrsrs ...

    Um grande abraço e até a pista !!

    ResponderExcluir

AMZK 2018 - 1ª Etapa - Sulacap - P2=P4 e uma grande cagada minha...

Olaria/RJ/"Redação" (Culpa minha) - Salve... Bom, sem muito ânimo para escrever, devido a boçalidade, ao erro estúpido que comet...