sexta-feira, 18 de junho de 2010

#19 assim? Só no Point Kart.


RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Bom é apelido...)- Salve turma ! Meus amigos, como prometido, estive hoje no Point Kart, testando o Kart de marcha, um "brinquedo" muito interessante. Com 13 cv, 125 cc (Honda Titan) e 5 marchas, na verdade, o #19 é "um brinquedo de gente grande." Idealizado pelo Ivson, que não se cansa de aprontar das suas, esse #19 é aquele tipo de "vício" que no primeiro contato, você percebe que já era. Vai ser difícil não querer repetir a dose.

Com toda a potência, tocar o #19 requer algumas manhas, que eu mesmo custei um pouco a pegá-las, pois na verdade, dei apenas 5 voltas com ele, mas, já deu pra sentir que com esse motor 125 cc empurrando, as retomadas ficam bem mais interessantes, e o que senti falta mesmo, foi de um traçado maior. Só dá para usar a 3ª marcha em dois pontos da pista, mesmo assim, de forma bem rápida. Praticamente 90% do traçado é feito em 2ª marcha, com o giro alto, sendo que na curva em frente a oficina, o motor dá uma caída, como se a relação ainda estivesse longa. Não tenho capacidade técnica para avaliar isso, mas tive essa impressão, que ali, precisávamos desse motor girando um pouco mais.

Sair com o malandro do lugar, ainda dá um pouco de trabalho a galera que cuida da pista, os nossos amigos bandeiras. Com num kart de competição, a saída do #19 é na base do tranco. Com o auxílio de uma alavanca de embreagem (Lado esquerdo nosso), que você puxa pra si, é possível engrenar uma 3ª, e o #19 é empurrado. Nesse momento,você solta a embreagem e o bonito ronco do motor Honda 125 cc, se mostra. Essa descarga feita para ele, além de mantê-lo "silêncioso", deu ao nosso amigo, um ronco grave bem bacana.

Bom dado o tranco, se o #19 estiver frio (meu caso, fui o primeiro fominha a andar)o afogador é acionado pelo amigo fiscal de pista, e a primeira volta não é nada boa. Afogado, nosso amigo #19 vai embolando como querendo te dizer: Calma, estou acordando... Completo a volta e chego até ao fiscal. Aciono a alavanca de embreagem e aguardo o Ok. Quando o fiscal avisa: "Vai!", leia-se afogador desligado, a brincadeira realmente começa.

Espeto uma 1ª e saio soltando a embreagem bem devagar. Curta, essa marcha inicial logo pede sua sucessora. Ai vai uma manha do #19: Ao trocar de marcha, para cima, ou para baixo, você tem que tirar o pé do acelerador. Com as outras marchas entram no tempo, se assim você não o fizer, a marcha não vai entrar, e você vai se enrolar todo. Não maltrate o #19.

Pois bem, entra uma 2ª, acelero e vou em direção a subida da parabólica. Um pouco antes, espeto uma 3ª e a curva chega muito rápido. Um tirada de pé, um corrigida e uma curva fechada a direita (Pós parabólica) parece me dizer: Não vai dá! Mas é exatamente aí, que o #19 surpreende. Tapa na esquerda, marcha pra baixo. De 2ª, pendurado no freio, corrigindo a trajetória, o motor enche novamente, e de leve, um toque no acelerador é dado, e você faz a curva ! Nem bem acabou de fazer todo esse malabarismo que você faz em segundos, uma nova curva, agora para esquerda te diz: "Vai meu filho, afunda o pé, joga uma 3ª e freia pra lá do Deus me livre no final da reta!"Pois fui exatamente o que eu fiz.

Você contorna a curva de entrada da reta, o motor te avisa que cabe mais uma, e você manda uma 3ª. Desce a reta cheio e no final dela, uma curva fechada a esquerda. Nova redução para 2ª, travada de roda, volante apontando pro lado de fora, toques no acelerador, e você vence mais uma. Daí pra frente, 2ª espetada, ponta de dedos, curva da oficina, pequena reta, curva a direita e retorno onde comecei, para subir novamente a parabólica.

Completo as minhas 5 voltas, desço a reta, aciono a embreagem e vou parando. Com o #19 parado, um toque no botão vermelho, e pronto: #19 dormindo. Daqui a pouco, sair para treinar com o #19 será mais fácil, pois o botão amarelo que aparece ao lado do vermelho, no volante, será o da partida elétrica.

Saio de cena e entrego o #19 para o Marcelo. Ele dá suas 5 voltas, passa o #19 para o David, que cumpre o mesmo ritual e o entrega para o meu Pai, que também faz seu teste. Todos ficam impressionados com o nosso amigo #19 e a vontade é uma só: Vamos retornar, e treinar individualmente com esse #19, fazendo desses 20 minutos em que esquecemos de tudo, os 20 minutos mais divertidos de nossas vidas.

Obrigado #19, obrigado Point Kart !

Opa, quase me esqueço, depois do teste, fizemos um treino nos melhores 6,5 hp do Rio, e estou de volta a ação. Fiquei em 3º num grid de 6, e tenho que treinar mais e melhorar o meu condicionamento físico, mas foi muito bom rever meus amigos de Kart, e treinar com eles. É bom estar de volta, e, patrocinado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMZK 2018 - 1ª Etapa - Sulacap - P2=P4 e uma grande cagada minha...

Olaria/RJ/"Redação" (Culpa minha) - Salve... Bom, sem muito ânimo para escrever, devido a boçalidade, ao erro estúpido que comet...