terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fórmula Vee - Fanstáticos esses amigos de SP !!!



Fontes:
http://formulaveebrazil.blogspot.com/  (Aqui você encontra até um vídeo do carro andando)

http://mestrejoca.blogspot.com/ (Aqui você também acompanha notícias desse projeto)

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Como eu queria ver isso aqui no meu Rio de Janeiro...) - Salve amigos ! O motivo desse post em nosso espaço, é simples: Dividir com vocês essa alegria. Em tempos de plena extinção de monopostos no Brasil, e/ou grids magros e custos altos, um grupo de amigos de São Paulo, se esforça para trazer de volta as "baratinhas" da Fórmula Vee.

O protótipo #01 já andou e se saiu muito bem no primeiro teste. Pequenos ajustes são necessários, mas, o chassi reagiu bem e a dirigibilidade e conforto, superaram as expectativas da turma que está debruçada sobre esse projeto. O Blog que mostra todo o projeto é simplesmente fantástico e acesso obrigatório a qualquer apaixonado por automobilismo e novidades. Eu realmente vibro com qualquer novidade que some ao nosso caído automobilismo Made in Brazil, que muito mal é "pilotado" pela CBA.

Retornando, a idéia do Fórmula Vee, é um campeonato sem eletrônica embarcada, placas na lateral da pista são a comunicação piloto-box, e alguns pontos que destaco agora:

"...A suspensão dianteira é de VW ou Brasília com freio a disco usando amortecedores originais retrabalhados, feixe de mola inferior inoperante e cambagem definida entre 0,5 e 1,0 grau negativo..."

"...O motor será um 1600 à etanol, basicamente standard, taxa 12:1, cabeçotes standard, dupla solex standard 32, comando de Kombi injetada..."

"...Cambio VW normal com a coroa invertida, não pode usar o cambio de cabeça para baixo, relações de fábrica, coroa e pinhão 8:31, 8:33, 8:35..."

"...O carro anda sem ventoinha e deverá usar um radiador de óleo com as mangueiras saindo direto da carcaça, radiador livre e uso de bomba original, desde que nacionais..." (O protótipo #01 está com ventoinha, pois andou em baixas velocidades e isso é necessário para não comprometer o motor.)

"...Proibido o uso de radio e qualquer instrumento de monitoramento eletrônico, contagiros analógico..."

"...Tudo parte do preço do chassis e estamos tentando manter o preço dos chassis entre 2 a 3 mil reais. Sobre isso cada um vai colocar o que puder pagar, mas não vai fazer muita diferença em termos de performance entre peças novas e as compradas no ferro velho..."

"...Um carro mediano pode ser montado por menos de R$ 10 mil, principalmente se não se considerar o trabalho do dono. A idéia é o dono montá-lo. Evidentemente, não será um carro de ponta, mas para um piloto aprendiz será mais do que adequado, ele aprenderá a dominar o carro, dar largada com um monte de carros em volta e todos de roda aberta. Quando sentir que precisa de mais motor é só montar um com capricho usando folgas maiores e algumas dicas que a organização vai fornecer..."

"...A categoria está sendo organizada junto à Fasp dentro das etapas do Paulista de Automobilismo no Asfalto. Por enquanto é uma categoria eminentemente Paulista e correrá em Interlagos dentro da programação normal das etapas..."

"...Por último, não inventamos nada, a formula Vee é a maior categoria nos seguintes países: USA, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Apenas copiamos.


Há duas comunidades no Orkut onde também se está divulgando e esclarecendo o projeto:

Formulavee: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104419542

Kart Brasil: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=37977 "

CORREÇÃO:

Opa, uma correção do amigo Mestre Joca ao comentário do uso da ventoinha no protótipo#01:

"...o protótipo # 1 - e já está vindo aí o #2, com as modificações detectadas nos primeiros testes de pista - não anda com ventoinha e sim um ventilador elétrico que pode ser ligado e desligado de acordo com a vontade do piloto.
Tecnicamente, há uma boa diferença pois um é feito mecanicamnete, portanto com perda de potencia e outro por via elétrica, sem nenhum gasto de potencia adicional.Mas o uso desse ventilador vai ser opcional, usa quem quiser..."

2 comentários:

  1. Olá, Mauricio...

    Obrigado pela divulgação e adesão à idéia do projeto do Formula Vee Brazil, bem como a referencia ao meu blog, o Mestre Joca.

    Realmente a categoria se propõe a fazer tudo aquilo que você já elencou no seu post, mas se me permite uma observação, o protótipo # 1 - e já está vindo aí o #2, com as modificações detectadas nos primeiros testes de pista - não anda com ventoinha e sim um ventilador elétrico que pode ser ligado e desligado de acordo com a vontade do piloto.

    Tecnicamente, há uma boa diferença pois um é feito mecanicamnete, portanto com perda de potencia e outro por via elétrica, sem nenhum gasto de potencia adicional.Mas o uso desse ventilador vai ser opcional, usa quem quiser...

    Realmente a procura pelo Fomrula Vee está sendo muito grande. Quem sabe a gente consegue estabelecer a categoria também para os cariocas...?

    Grande abraço

    Mestre Joca

    ResponderExcluir
  2. Sim Mestre, essa é a idéia.

    Os custos da categoria são interessantes e animadores, e certamente seria um sucesso por aqui também.

    Vocês estão trazendo de volta o automobilismo romantico, onde o pequeno ajuste e o braço do piloto, fazem a diferença. Muito bacana.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

AMIZAKART 2017 - 8ª ETAPA. P2=P2

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" - Salve amigos! Retorno com mais notícias do Amizakart 2017, categoria Light. Nossa 8ª etapa aconteceu na...