segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

POINT KART: POINT BROTHER BRASIL

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Mais uma do Point Kart) - Salve turma !

O Point Kart inova mais uma vez, e lança um tipo de corrida com a participação de 12 pilotos brothers, 4 etapas e votação do público que acompanhará tudo de perto, através de câmeras que irão transmitir cada uma das etapas. Para entender esse evento inédito proposto pelo Point Kat, leia o texto abaixo:



REGULAMENTO


* 12 PARTICIPANTES COMO PILOTOS BROTHERS.
* AS CORRIDAS SERÃO TRANSMITIDAS POR 9 CÂMERAS AO VIVO PELA TV POINT KART.
* AS VOTAÇÕES SERÃO FEITAS PELO NOSSO SITE.
* 4 ETAPAS, SENDO 1 ETAPA POR SEMANA.
* QUEM FALTAR, ESTARÁ AUTOMATICAMENTE NO PAREDÃO
* O VENCEDOR DA BATERIA SERÁ O LÍDER E CONQUISTARÁ A IMUNIDADE.
* O 2º COLOCADO NA BATERIA SERÁ O ANJO E TAMBÉM CONQUISTARÁ A IMUNIDADE.
* O RESTANTE ESTARÁ NO PAREDÃO E OS 3 MAIS VOTADOS DURANTE A SEMANA ESTÃO ELIMINADOS DE SEGUINTE FORMA:


1ª etapa (05/03/2010 – sexta-feira):
12 concorrentes iniciais.
1º lugar – líder
2º lugar – anjo
Do 3º até o 12º - paredão, onde os 3 mais votados serão eliminados, e formarão a equipe verde.
As votações começam logo após o término da bateria e se encerram dia 10 de março às 20 hs.
Valor da bateria por piloto = 20 minutos R$ 40,00

2ª etapa (12/03/20101 – sexta-feira):
9 concorrentes restantes.
1º lugar – líder
2º lugar – anjo
Do 3º até o 9º - paredão, onde os 3 mais votados serão eliminados, e formarão a equipe azul.
As votações começam logo após o término da bateria e se encerram dia 17 de março às 20 hs.
Valor da bateria por piloto = 20 minutos R$ 40,00

3ª etapa (19/03/2010 – sexta-feira):
6 concorrentes restantes.
1º lugar – líder
2º lugar – anjo
Do 3º até o 6º - paredão, onde os 3 mais votados serão eliminados, e formarão a equipe vermelha.
As votações começam logo após o término da bateria e se encerram dia 24 de março às 20 hs.
Valor da bateria por piloto = 20 minutos R$ 40,00

4ª etapa (26/03/2010 – sexta-feira):
3 concorrentes restantes.
1º lugar da 3ª etapa será o líder da equipe verde.
2º lugar da 3ª etapa será o líder da equipe azul.
3º lugar da 3ª etapa será o líder da equipe vermelha.

- Cada uma das 3 equipes (verde, azul e vermelha) será formada pelos pilotos brothers que foram eliminados nas etapas anteriores, que se juntarão aos 3 melhores colocados da 3ª etapa para formar três equipes de 4 brothers.
- Será disputada uma corrida entre as 3 equipes sendo que cada brother pilotará 10 minutos revezando entre os 4, e totalizando 40 minutos.
- Esta 4ª etapa pode ser disputada em um traçado surpresa ou no mesmo traçado porém com o sentido invertido.
- A equipe que chegar em 1º lugar, após os 40 minutos de prova, fará do seu líder o vencedor do Point Brother Brasil.
- A equipe que chegar em 2º lugar, após os 40 minutos de prova, fará do seu líder o 2º colocado do Point Brother Brasil.
- A equipe que chegar em 3º lugar, após os 40 minutos de prova, fará do seu líder o 3º colocado do Point Brother Brasil.

- Durante a prova, cada equipe terá um piloto parado no stop end go para responder a seguinte pergunta:
- A equipe “X” (obtida com o lançamento de um “grande dado” pelo piloto brother), ganhou quantas vezes o campeonato mundial de fórmula 1 ?

O piloto brother , terá que responder (assinalando com os dedos) a resposta correta; caso erre ou não saiba, jogará outro “grande dado” que contém escrito os tempos que ficará parado como punição no stop end go, ou seja, 5, 10 ou 15 segundos, com duas faces do dado destinadas para cada tempo.

Os pilotos que deverão responder as perguntas serão escolhidos pelo diretor de prova, da seguinte forma:
* Na corrida dos 4 primeiros pilotos brothers (1ª bateria), vai ser escolhido o melhor colocado da equipe verde.
* Após o 1º revezamento (na 2ª bateria) será escolhido o piloto brother mais bem colocado da equipe azul.
* Após o 2º revezamento (na 3ª bateria) será escolhido um piloto brother mais bem colocado da equipe vermelha.
* Após o 3º revezamento (na 4ª bateria) não terá paradas para responder perguntas, ou seja, o último piloto brother correrá direto.
- Valor da bateria por piloto = R$ 20,00.


Observações importantes:

a) Os pilotos brothers terão seus pesos lastreados em 85 kg, sendo que o Point Kart oferece gratuitamente até 15 kg por kart (sempre múltiplos de 3kg, ou seja, 3 , 6 , 9 , 12 ou 15 kg), bem como a balança para pesagem.
b) Serão distribuídos Troféus para os 3 primeiros lugares.
c) Serão distribuídas medalhas para todos os participantes.
d) Valor da inscrição: R$ 25,00
e) A troca de pilotos nas baterias, será feita de seguinte forma:
e.1) Após os 10 minutos da bateria, é interrompida a corrida e todos os pilotos brothers, irão parar no retão na posição que chegaram.
e.2) É feita a troca de pilotos e será dada a largada lançada em fila indiana, sem descontar o tempo que um piloto abriu do outro, ou seja será dada a largada com todos juntos.
e.3) Este procedimento será feito a cada 10 minutos para troca dos pilotos totalizando 3 paradas na prova.
f) Não descontar o tempo que um piloto brother abriu do outro nas largadas das baterias, tem o propósito de a cada parada para troca dos mesmos, resgatar a competitividade na corrida, evitando assim uma dispersão muito grande, entre as equipes.
g) O piloto brother jogará um “grande dado”, com 6 equipes escritas aleatoriamente, do total de 144 equipes que já participaram da fórmula 1 desde o início da sua história.
h) A equipe que cair com o nome voltado para cima do dado, é a equipe que deverá ser respondida pelo piloto brother.
i) Serão escolhidas 6 equipes da relação abaixo:
1) Ferrari - 16campeonatos
2) Force Indian - 0 campeonato
3) MacLaren - 8 campeonatos
4) Red Bull - 0 campeonato
5) Renault - 2 campeonatos
6) Toro Rosso - 0 campeonato
7) Willians – 7 campeonatos
8) Sauber - 0 campeonato
9) Mercedes Benz - 1 campeonato
10) Campos Meta - 0 campeonato
11) USF1 - 0 campeonato
12) Virgin Racing - 0 campeonato
13) Lotus - 7 campeonatos
14) Aetus - 0 campeonato
15) AFM - 0 campeonato
16) Alfa Romeo - 2 campeonatos
17) Alta - 0 campeonato
18) Amon - 0 campeonato
19) Andrea Moda Fórmula - 0 campeonato
20) Eagle - 0 campeonato
21) Apollon - 0 campeonato
22) Arrouws - 0 campeonato
23) Arzani – Volpini - 0 campeonato
24) Aston Butterworth - 0 campeonato
25) Aston Martin - 0 campeonato
26) AGS - 0 campeonato
27) ATS - 0 campeonato
28) Barbarelli - 0 campeonato
29) Bellasi - 0 campeonato
30) Benetton - 1 campeonato
31) BMW - 0 campeonato
32) Boro - 0 campeonato
33) Brabham - 4 campeonatos
34) Brawn GP - 1 campeonato
35) BAR - 0 campeonato
36) BRM - 1 campeonato
37) BRP - 0 campeonato
38) Bromme - 0 campeonato
39) Bugatti - 0 campeonato
40) Christensen - 0 campeonato
41) Cisitalia - 0 campeonato
42) Coloni - 0 campeonato
43) Connaught - 0 campeonato
44) Connew - 0 campeonato
45) Cooper - 2 campeonatos
46) Dallara - 0 campeonato
47) De Tomaso - 0 campeonato
48) Deidt - 0 campeonato
49) Del Roy - 0 campeonato
50) Derrington-Francis - 0 campeonato
51) Ecurie Nationale Belge - 0 campeonato
52) Eifelland - 0 campeonato
53) AMW - 0 campeonato
54) Emeryson - 0 campeonato
55) Ensign - 0 campeonato
56) ERA - 0 campeonato
57) EuroBrun - 0 campeonato
58) Ferguson - 0 campeonato
59) Fittipaldi - 0 campeonato
60) Fondmetal - 0 campeonato
61) Forti-Corsi - 0 campeonato
62) Frazer-Nash - 0 campeonato
63) Fry - 0 campeonato
64) Gilby - 0 campeonato
65) Gordini - 0 campeonato
66) Greifzu - 0 campeonato
67) Haas - 0 campeonato
68) HWM - 0 campeonato
69) Hesketh - 0 campeonato
70) Hill - 0 campeonato
71) Honda - 0 campeonato
72) Jaguar - 0 campeonato
73) JBW - 0 campeonato
74) Jordan - 0 campeonato
75) Kauhsen - 0 campeonato
76) Klenk - 0 campeonato
77) Kojima - 0 campeonato
78) Kurtis Kraft - 0 campeonato
79) Kuzma - 0 campeonato
80) Lancia - 0 campeonato
81) Larrousse - 0 campeonato
82) LDS - 0 campeonato
83) Lec - 0 campeonato
84) Lesovsky - 0 campeonato
85) Leyton House - 0 campeonato
86) Life - 0 campeonato
87) Ligier - 0 campeonato
88) Lola - 0 campeonato
89) Lesovsky - 0 campeonato
90) Lyncar - 0 campeonato
91) Maserati - 4 campeonatos
92) Maki - 0 campeonato
93) March - 0 campeonato
94) Martini - 0 campeonato
95) Matra - 1 campeonato
96) McGuire - 0 campeonato
97) Merzario - 0 campeonato
98) Meskowski - 0 campeonato
99) Midland F1 - 0 campeonato
100) Minardi - 0 campeonato
101) Modena - 0 campeonato
102) Nichels - 0 campeonato
103) OSCA - 0 campeonato
104) Olson - 0 campeonato
105) Onyx - 0 campeonato
106) Ossela Corse - 0 campeonato
107) Pacific Racing - 0 campeonato
108) Pankratz - 0 campeonato
109) Parnelli - 0 campeonato
110) Pawl - 0 campeonato
111) Penske - 0 campeonato
112) Porsche - 0 campeonato
113) Prost - 0 campeonato
114) Protos - 0 campeonato
115) Rae - 0 campeonato
116) RAM - 0 campeonato
117) Rebaque - 0 campeonato
118) Rial - 0 campeonato
119) Scarab - 0 campeonato
120) Scirocco - 0 campeonato
121) Shadow - 0 campeonato
122) Shannon - 0 campeonato
123) Sintek - 0 campeonato
124) Snowberger - 0 campeonato
125) Spyker - 0 campeonato
126) Spirit - 0 campeonato
127) Stebro - 0 campeonato
128) Stwart - 0 campeonato
129) Super Aguri - 0 campeonato
130) Surtees - 0 campeonato
131) Talbot - 0 campeonato
132) Tec-Mec - 0 campeonato
133) Tecno - 0 campeonato
134) Theodore - 0 campeonato
135) Token - 0 campeonato
136) Toleman - 0 campeonato
137) Toyota - 0 campeonato
138) Trevis - 0 campeonato
139) Trojan - 0 campeonato
140) Tyrrel - 2 campeonatos
141) Vanwall - 1 campeonato
142) Venritas - 0 campeonato
143) Wolf - 0 campeonato
144) Wetteroth - 0 campeonato
145) Zakspeed - 0 campeonato
j) Prevalecerão os números de campeonatos escritos na tabela acima. Se algum piloto brother discordar deste número, não será aceita a reinvidicação, ou seja, os pilotos terão que responder conforme esta tabela.

BOA SORTE A TODOS.

RIO SHOPPING KART INDOOR: NEWS !!!

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Quem tem amigos...) - Salve turma !

Então, notícias frescas do Rio Shopping Kart Indoor, com a ajuda do amigo Newton Chan, do grupo BondKart (www.bondkart.com).

Segundo nosso amigo, fonte segura repassou a informação de que a Srª Leila, gerente do Rio Shopping Kart Indoor, informou a data de chegada dos novos karts: 16/17 de Março. Ainda no tema, a casa precisará de 2 a 3 dias para montar os karts e colocar para rodar.

Bom, vamos ficar de olho !

Obrigado Newton Chan, do grupo BondKart, pelo furo de reportagem.

Um forte abraço.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Construindo um F1 : T127

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Bem legal) - Salve turma. Ao lado, uma imagem do início de um simpático vídeo, mostrando os bastidores de toda a concepção do 127, o carro da nova equipe Lotus, que estreia esse ano na categoria máxima do automobilismo mundial.

Muito bem editado e finalizado, é uma boa pedida para esse preguiçosa quarta-feira de cinzas.

O vídeo, aqui ó: http://www.youtube.com/watch?v=idtAvNkaMBQ&feature=player_embedded

Um forte abraço a todos.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Temporada AJ 2010 : Pilotos e Categorias

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO"(Contagem regressiva) - Salve turma ! Dia 13 de Março, às 17 horas, no Point Kart no bairro da Tijuca/RJ, começa a 4ª temporada Acelera Jatobá de Kart amador.

Abaixo, as duas categorias que foram formadas esse ano, e os respectivos pilotos.

Pela pré-temporada que aconteceu nos meses de Janeiro e Fevereiro, pudemos observar que com a chegada de novos pilotos, o nível de pilotagem do grupo subiu, e, acho que esse ano teremos um dos campeonatos mais equilibrados e disputados nas duas categorias.

Categoria AJ1
1. André Rocha
2. David Serrano
3. Henrique Felippe
4. Marcelo Costa
5. Marco Souza
6. Mauricio Carvalho
7. Mauricio Filho
8. Pedro Guimarães
9. Rafael Ricardo
10. Ricardo FG
11. Vinicius Gonçalves

Categoria AJ2
1. Álvaro Baião
2. Fábio Riba
3. Fábio Vieira
4. George Machado
5. Henrique Coelho
6. Leandro Figueiredo
7. Leandro Lozano
8. Luiz Roberto
9. Paulo Rodrigues
10. Rafael Santos

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Lotus T127 - Bonito ele é !

RAMOS/RJ/REDAÇÃO (Será que é bom?) - Bonito ele é, isso não dá para negar.

Suas formas são as mais "feijão com arroz" que eu já vi até agora, e, para desespero dos puristas de plantão que vêem nesse "renascimento" da marca pelas mãos de um misterioso time malaio, até o tradicional verde e detalhes amarelos está presente, e remetem aos gloriosos anos da equipe Lotus, comandada por Colin Chapman, que ganhou sete campeonatos de construtores entre os anos de 1960 e 1970.

Bom, vamos ver como esse carro andará nas mãos de Kovalainen e Trulli.

Parabéns : 1 ano de Blog !

RAMOS/RJ/REDAÇÃO (Com atraso...) - Salve galera ! Com dois dias de atraso, graças a OI que me deixou sem Internet desde sexta-feira 12/02, comemoro hoje, 1 ano de Blog, completado no sábado 13/02/2010.

Comecei esse espaço, sem nenhuma pretensão, apenas dividindo informações e repassando outras, principalmente com foco no kartismo amador aqui no Rio de Janeiro, e nesse pouco tempo de Blog, pude conhecer muita gente, fazer amizades, e com a ajuda dessa turma, descobrir e divulgar mais novidades.

Agradeço a todos que sempre dão uma passada por aqui, e em 2010, seguiremos na mesma tocada, buscando novidades, divulgando para todo mundo, e fazendo amizades.

Um grande abraço a todos !

Maurício Filho.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tirando o Ferrugem

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Muito bom voltar a ativa) - Eu esqueci de comentar aqui, meu retorno as pistas em 2010, e, tentarei num breve resumo, descrever o quanto é bom estar de volta, guiando um kart.

Terça-feira, 02/02 (meu último dia de férias), e parado desde o dia 12 de Dez de 2009. Depois de resolver "N" coisas dentro de casa, numa rápida conversa com a digníssima, eis que num ato de estrema bondade, ela, assina meu "habeas corpus", e eu sou liberado para treinar. Destino? O melhor e mais próximo kartódromo da minha casa, onde eu me sinto em casa também, o Point Kart Indoor.

Corro, cato capacete, luva, protetor de costela, sapatilha, e me mando para o Point Kart. Antes, uma ligada para o meu Pai, que não pode ir, e para o Vinícius (Amigo e piloto do meu grupo - Acelera Jatobá), que fominha como só ele, topa e parte para o mesmo destino. Chegando ao Point, depois de falar do meu filhão e mostrar fotos no celular, vou para a pista. Capacete ajustado, luva calçada, protetor de costela ok, o motor é ligado e em poucos segundos eu estou rasgando a reta do Point Kart rumo a curva inclinada. Amigos, as primeiras voltas foram um misto de alegria e preocupação, pois em alguns momentos eu c0metia erros que nitidamente eu percebia que eram pelo tempo que eu havia ficado parado.

Formamos o Grid de largada e larguei na pole, tendo o Vinícius em 2º lugar. Foram 30 e poucas voltas em que em poucos momentos eu tive sossego. O Vinícius pertubou o treino todo ! Competitivo e em grande forma, esse cara dará trabalho na categoria AJ1 ( a minha) esse ano. Rodamos os tempos bem próximos e eu consegui me manter na frente até o fim. Foi um ótimo recomeço, pois, treinar assim, em alto nível, é um bom começo. Passado o treino, me senti fisicamente bem ao final, sem o tradicional cansaço que é característico desses treinos de pré-temporada, depois de uma longa parada e das festas de final de ano, onde sempre abusamos um pouco. Nada, não sentia nada, estava inteiro !

Passado esse treino, fui para Bangú (06/02) para o segundo treino da pré-temporada, com os novos pilotos e com antigos também. Amigos, Bangú ! Um calor brabo, 1ª bateria as 17:30 e a 2ª as 18:00 h. Almoço leve na casa da minha Mãe em Marechal Hermes, meu filhão calmo e tranquilo dormindo no quarto da minha irmã (Dinda) com o ar ligado. Minha digníssima tranquila, pronto: mais um "hábeas corpus" assinado ! Carta de alforria nas mãos, traço uma rota: KartinBangu ! Parto para lá e no meio do caminho o telefone toca (17:00), e do outro lado da linha, o fominha mestre (meu Pai), pergunta: Está vindo? Respondo: Sim, já estou chegando, e emendo: Tem alguém aí contigo? Resposta: Sim, 2 pilotos já !

Do telefonema a minha chegada, devidamente apressada após esse contato telefônico, se passaram poucos minutos. Chego ao kartódromo, observo o traçado, os karts de 9 hp que usaremos, conheço a galera e monto duas baterias. Entro na primeira, sinto-me bem ao volante, o kart que usei (nº 11), parece em perfeita ordem, e cravo o melhor tempo. Largo na pole com meu Pai em 2º. Isso me preocupa pois ele é muito mais leve que eu, e em largadas paradas, chega a ser ridículo.... Ele some na minha frente, e pegá-lo depois e tarefa praticamente impossível, mas, o traçado do KartinBangu equilibra esse problema, pois que larga na pole, larga pelo lado de dentro de uma curva a direita, então, você tem como defender a sua posição, posicionando-se por dentro e deixando o kart escapar pra fora, procurando a melhor tangência para a próxima curva que é a esquerda e que fatalmente que está perto da largada, tentará um bote pra cima de você.

Se você segurar seu adversário nessas duas curvas, o treço seguinte é só manter o traçado, pois, não há como passar. Depois desse trecho misto do bom circuito do KartinBangu, você tem duas boas retas, uma opotas ao local onde a galera fica observando a pista, que emenda com a reta de chegada, que te obrigada a uma freada forte para tangência da curva 1, a direita. Consegui me segurar nesse início, e fui aos poucos abrindo da turma que vinha atrás. Terminei em 1º e novamente me sentindo inteiro fisicamente, apesar do forte calor que castigava pilotos e público.

Ao final do treino o convite: "Quer andar novamente?" Pergunta meu Primo André (piloto AJ também) que se sentiu mal na 1ª bateria. Respondo: Claro ! Meu Pai fala: Você é louco... Nesse momento já me dirigia a sala de briefing novamente para apresentar-me novamente ao fiscal de pista. Num rápido papo com os pilotos, escolhemos os karts e eu pego o nº 11 novamente.

Repito o que fiz na primeira bateria, percebo pontos onde posso melhorar, e consigo baixar meu tempo. Saio, falo com a galera e lembro que tenho que voltar rápido para a casa da minha Mãe, pois meu filhão e a Srª Digníssima, me aguardam.

Agradeço a participação de todos, pago o estacionamento junto com meu Pai e parto pra casa. Dentro do carro, inteiro, sem estar morto, apenas, molhado de suor !

Cabeça boa, concentração total, e bem fisicamente: Acho que nunca me senti tão motivado num início de campeonato ! Acho que meu filhão está me dando essa força toda, e se estiver, vou correr bem por ele !

É isso, em Março começamos a temporada AJ 2010, até lá !

VJM03 - O carro da Force India para 2010

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Feijão com arroz) - Salve turma ! Esse é o VJM03, o carro que a Force India colocará na pista nessa temporada, guiado por Liuzzi, Sutil e Di Resta, esse último, piloto de testes do time do indiano Vijay Mallya .

Bico alto e bigorna na tampa do motor, ao melhor estilo MP4-25 da McLaren são algumas marcas desse carro, que por opção de Mark Smith, diretor de design do time, é uma evolução do VJM02.

Segundo Smith, eles optaram por promover uma evolução no modelo do ano passado, a mudá-lo radicalmente para esse ano.

Bom, é esperar para ver como esse carro andará daqui para frente.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

VR-01 : Até agora, o mais bonito !

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Será que é bom?) - Salve turma ! Esse ai é o VR-01, o primeiro carro da Virgin, e pelo menos no conceito beleza, é o mais belo pra mim.

Lendo outros artigos pela internet, alguns comentários como desenho "feijão com arroz" e "bico simples", aparecem em algumas notícias, e observando com calma, parece mesmo.

Bom, espero que vire tempo, pois temos um piloto brasileiro muito talentoso (na minha modesta opinião), que já merecia uma oportunidade a muito tempo na F1, e que agora chega a categpria máxima do automobilismo, pelas mãos da Virgin.

Voltando ao papo da beleza, para mim , os mais belos são:

O carro da Virgin, o da Renault, o Mercedes do Shumi, a Ferrari do Massa, a McLaren do Button, a BMW Sauber.

E você, qual o mais bonito?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

STR5 - Toro Rosso na pista !

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Gostei desse também) - Taí pessoal, dando sequência aos lançamentos dos carros para a temporada 2010 da F1, nessa foto está o STR5, o carro com que a Toro Rosso disputará a temporada desse ano.

Conservadores, a turma da Toro Rosso não mudou muita coisa com relação ao STR4 (carro do ano passado).

O bico estilo Adrian Newey está lá, e muito pouca coisa (repito), foi mudada. Esse ano, por força do regulamento, essa que é uma equipe "filha" da Red Bull, teve que se virar sozinha para criar esse carro, e não pode dividir informações com a "equipe Mãe".

W01 - Agora sim, o carro da fera para 2010

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Agora vai) - Salve turma ! Esse é o carro com que Michael Schumacher vai disputar a temporada 2010 da F1.

Outro dia mostrei uma foto, mas era do carro do ano passado (campeão com Jeson Button), que foi exposto somente para divulgação das cores e do novo patrocinador que apoiará a Mercedes (Ex Brawn).

O primeiro a pilotar a máquina será "Rosberguinho", e a tarde assume o cara que está na foto, e para quem eu vou torcer esse ano.

AMZK 2018 - 1ª Etapa - Sulacap - P2=P4 e uma grande cagada minha...

Olaria/RJ/"Redação" (Culpa minha) - Salve... Bom, sem muito ânimo para escrever, devido a boçalidade, ao erro estúpido que comet...