terça-feira, 13 de dezembro de 2011

REGULAMENTO FKRIO 2012

REGULAMENTO FKRIO 2012

1.   PARTICIPAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
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.1-   Grupos envolvidos no Projeto FKRio 2012: Acelera Jatobá, Amizakart, Boga, CBAV, Kartw1n, R10 Kart Racing e Ta Lento no Kart.Todos os pilotos inscritos no campeonato deverão fazer parte de um destes grupos.

1.2-   A Comissão Organizadora do Projeto FKRio 2012 será formada por um representante de cada grupo participante do Projeto; a saber: Mauricio Filho (Acelera Jatobá), Sergio Costa (Amizakart), Bruno (BOGA), Luiz Sobral (CBAV), Hugo Brasileiro (Kartw1n), Alexander Severing (R10) e Claudio (Ta Lento no Kart).

1.3-   Toda e qualquer comunicação oficial deste projeto deve ser relatada através do site oficial, Twitter e Facebook. É responsabilidade do piloto, manter seu cadastro atualizado e estar em dia com as informações referentes ao campeonato.

1.4-   É dever de todo o piloto, respeitar os adversários, independente do grupo faça parte.

1.5-   A taxa de inscrição no campeonato é de R$ 50,00 por piloto. Serão aceitas novas inscrições ao longo do campeonato mediante ao pagamento integral da taxa. O desligamento do piloto, por qualquer motivo, não dá direito à devolução do valor, nem mesmo o pró-rata.

2.    O CAMPEONATO
2.1-   O campeonato será disputado em 11 etapas; obedecendo aos locais, datas e horários pré-determinados. Só será permitida alteração nas datas previstas no calendário mediante a motivos de força maior; como confirmações de presença inferior à 50% dos inscritos na competição e condições gerais dos kartódromos; sendo necessário aprovação do Comitê Organizador.

2.2-   Não haverá divisão do grupo em categorias e nem divisão por peso. Para isso, faremos uso de lastros para que o peso mínimo de todos os pilotos (com equipamento) seja de 80kg.

2.3-   O uso dos lastros é obrigatório. Teremos um controle de pesos de todos os pilotos, com pesagens antes de cada corrida. Os pilotos que correrem com menos do peso mínimo serão punidos.

2.4-   A responsabilidade de arrumar o lastro e fixá-lo ao kart é do próprio piloto.

2.5-   Regra de pontuação:
Colocação
Pontuação
1º lugar
25 pontos
2º lugar
21 pontos
3º lugar
18 pontos
4º lugar
15 pontos
5º lugar
12 pontos
6º lugar
10 pontos
7º lugar
9 pontos
8º lugar
8 pontos
9º lugar
7 pontos
10º lugar
6 pontos
11º lugar
5 pontos
12º lugar
4 pontos
13º lugar
3 pontos
14º lugar
2 pontos
15º lugar
1 ponto

2.6-   Os convidados serão considerados Ghost-Riders. Ou seja, sua colocação final numa etapa será ignorada para a regra de pontuação.

2.7-   Para definir a classificação parcial e final dos pilotos, serão seguidos os seguintes critérios de desempate (nesta ordem): pontuação com descartes, maior número de vitórias, maior número de segundos lugares, terceiros, assiduidade geral, e sorteio por moeda. 

2.8-   Todos os pilotos inscritos terão direito a descartar o pior resultado da temporada.

2.9-   O conceito de descartes para definir a classificação do campeonato vale para todo o campeonato, desde a 1ª etapa, até a 11ª etapa.

2.10- A formação das baterias respeitarão a ordem de classificação dos pilotos no campeonato (pontuação sem descartes). Na primeira prova do ano, será realizada um sorteio no kartódromo para a composição das baterias.

2.11- A partir da segunda etapa, quando a pontuação definir as baterias, os primeiros colocados do campeonato serão os primeiros a entrar na pista, conforme o exemplo:

1ª bateria: Pilotos 1 ao 15

2ª bateria: pilotos 16 ao 30
Caso os pilotos de número 2 e 5 não estejam presentes, os pilotos 11 e 12 são convocados para a 1ª bateria. Desta forma, os pilotos da 3ª baterias serão convocados para a 2ª e assim por diante. 
 
2.12- Upgrades para completar os grids serão frequentes e podem ser feitos sem aviso prévio. O piloto que optar chegar em um horário diferenciado, o fará por conta e risco próprio. Caso o piloto chegue atraso e não consiga correr na sua bateria, o mesmo será punido conforme o regulamento.

2.13- Deve haver equilíbrio entre o número de pilotos das baterias em uma etapa. Desta forma, a confirmação de presença dos pilotos é fundamental. Todos os pilotos devem, portanto, confirmar ou não a presença na etapa com até 24 horas antes da etapa através dos meios de comunicação disponíveis (Facebook, Twitter ou E-mail).

2.14- A confirmação via caminhos apontados acima, é desejável. Àquele que não a fizer, está ciente da sua responsabilidade, e de seu comparecimento a etapa. Cabe ressaltar, que o piloto que perder a sua bateria, automaticamente aguardará a última, e nela andará marcando somente 1 ponto. Independente da colocação que obtiver ao final da mesma.

3.    PUNIÇÕES E PENALIDADES
3.1-   Não serão permitidas ofensas aos pilotos nem aos fiscais de prova dos kartódromos.

3.2-   As agressões verbais estão sujeitas a análise da comissão organizadora, que naquele momento ouvirá os envolvidos e se manifestará. Para esses casos, dependendo do entendimento da comissão, as penas serão de perda de ponto, podendo chegar à suspensão. 

3.3-   As agressões físicas: Expulsão imediata, sem devolução de quantia paga a título de anuidade. 

3.4-   A não utilização do lastro ou do peso devido: O piloto participa da etapa e só marca 1 ponto.

3.5-   Não realizou stop’n’go ou o fez na última volta: O piloto participa da etapa e só marca 1 ponto.

3.6-   Após o recebimento de DUAS advertências aplicadas pelos fiscais de pista, o piloto que novamente cometer uma irregularidade pelo julgamento dos fiscais de pista, terceira dele na prova, deverá fazer imediatamente um STOP N GO de 10 segundos.  Não obedecendo essa sinalização, ou seja, levou duas advertências e não cumpriu o Stop and Go, que seria a terceira advertência, o piloto será desclassificado automaticamente da prova. Este Stop’n’go não substitui a parada obrigatória exigida pelo regulamento.

3.7-   Haverá punição para os pilotos que apresentarem pilotagem anti-desportiva, sendo julgado pela comissão organizadora após a corrida.

3.8-   O piloto que não comparecer a etapa, 30 min antes da sua bateria, automaticamente correrá na última bateria do dia, e só marcará 1 ponto.

4.    CONSIDERAÇÕES FINAIS
4.1-   Haverá premiação por etapa: serão distribuídas medalhas para os 3 melhores colocados de cada bateria.

4.2-   Ao final do campeonato, os 5 primeiros colocados da tabela de classificação serão premiados com um troféu.

4.3-   O grupo com maior pontuação na disputa por equipes será premiado com um troféu.

4.4-   Situações não previstas neste regulamento serão estudadas e definidas pelo Comitê Organizador do FKRio 2012.

Formação do Grid de Largada
Haverá tomada de tempo para definição do grid de largada. O tempo de tomada de tempo será o padrão utilizado pelo kartódromo.

Parada Obrigatória – Stop’n’Go
Com o objetivo de incluir um elemento de estratégia pessoal, cada piloto deverá, no decorrer da prova, efetuar uma parada obrigatória depois da primeira volta completada, e antes da última volta.
Esta parada deve durar 5 segundos nos Box, e somente a liberação do fiscal que poderá ser efetuado o regresso a pista.

Em caso de erro neste processo, o Stop’n’go não será contabilizado, exigindo que o piloto execute o processo outra vez.

O piloto que não efetuar o Stop’N go ganhará apenas 1 ponto na etapa.

Na pista de Guapimirim, cada piloto deverá permanecer no Stop and Go, durante 5 segundos. 

Na pista de Volta Redonda, cada piloto deverá parar totalmente o seu Kart, e depois, seguir após a retirada do cone pelo fiscal de pista.

Punições
O diretor de prova do kartódromo é responsável por toda a condução esportiva da etapa, incluindo a definição e aplicação de punições.

Convidados
Os convidados podem participar das corridas do grupo em duas circunstâncias:
• Completar o grid da última bateria oficial do campeonato
• Bateria(s) extra(s)

A ordem dos candidatos considerada será a ordem de chegada no kartódromo. Caso o convidado deseje participar de outra forma, basta ingressar no campeonato como todos os outros pilotos.

Conduta
Os pilotos deverão se apresentar com 30 minutos de antecedência do inicio da prova.
Campeonato de pilotos

Esse Campeonato, obedecerá o critério de representantes escolhidos antes da 1ª etapa, fixos, de tal forma que esses representantes sejam os mesmo do início ao fim do campeonato, e em número correspondente ao menor grupo participante do FKRio.

A pontuação do grupo representado por esses dois pilotos, será os seus melhores resultados na etapa.
Exemplo: Piloto “A” fez um 2º na terceira bateria, e o Piloto “B” fez um 1º na quarta bateria. O grupo terá os pontos de um 2º e 1º lugares para somar a seu favor.

Promoção
A cada prova do FKRio (desde que tenhamos caixa para isso), serão sorteados 2 pilotos, de todos os que estiverem presentes a etapa. 

Esses pilotos sorteados, correrão de graça a próxima etapa.

Cada piloto só poderá ser sorteado duas vezes no mesmo ano.

Calendário
Nossas etapas acontecerão preferencialmente aos domingos, sendo possível a alteração das datas entre domingos do mesmo mês, ou até mesmo sábados desse mês, em função de utilizarmos kartódromos que abrigam eventos da CBA, e essa entidade só libera o seu calendário em Março, depois do nosso.
JANEIRO: No primeiro mês de cada ano, o FKRio realizará treinos coletivos, avisados a todos com antecedência, na pista do Kartódromo Internacional de Guapimirim.

Esses treinos poderão ter 20 ou mais karts por bateria. A única obrigatoriedade será o uso do lastro.

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