quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

P1 na estreia da categoria Open!



RAMOS/RJ/”REDAÇÃO” (Tchau calor!)- Salve amigos! 

Ontem (26/02) começou a temporada 2013 da categoria Open do Grupo Amizakart, da qual, participarei esse ano, a convite do amigo Luiz. 

Comecei bem, e a festa só não foi completa, pois me envolvi num toque com o meu Pai, machuquei a costela, e ele abandonou a corrida depois de ter ficado preso na barreira de pneus e perder uma volta.

“A saga” de ontem começa pela ida ate o Top Kart Barra. Saí do trabalho às 17h (Na Urca), e resolvi ir pela Av Brasil e Linha Amarela. Foi uma boa escolha, mas o que eu peguei de água... Caiu um dilúvio ontem no Rio, exatamente na hora em que eu estava a caminho do Top Kart. Pontos de alagamento na Av Brasil (Caju e acesso a Linha Amarela), e um pouco de engarrafamento, típico de dia de chuva, prejudicaram um pouco a minha ida. Mesmo assim, consegui chegar à Barra por volta de 18h e 40 min. Na Barra já havia caído uma água, mas não com a intensidade que eu peguei pelo caminho. Cheguei ao Top Kart, encontrei com o meu Pai e fomos ao Giraffas, porque “tínhamos que lastrear”. Depois de devidamente lastreados, descemos e ficamos nas dependências do Top Kart batendo papo com o Sérgio, Cláudio e o Chico, além de outros amigos aos quais fui apresentado ontem, e que por ato falho (peço desculpas), não me recordo o nome agora.

Enquanto aguardávamos para andar, por volta de 19h, o mundo caiu na Barra. Toda aquela água que eu peguei pelo caminho, chegou a “terra do gigante deitado”. A chuva foi tão forte, que a água invadiu o estacionamento, chegando aos carros. Formou-se uma imensa poça na entrada do Top Kart, e parte da pista foi atingida. Nessa hora, funcionários do kartódromo agiram rapidamente, com rodos, e pelo menos na área de acesso a pista, e água foi retirada. Depois, essa força tarefa partiu para a pista, e fez um ótimo trabalho. Infelizmente, a pista de crianças ficou com água e não pode ser limpa para uso.

A Open foi à primeira de três baterias, a entrar na pista. Iniciamos o nosso treino, e ganhamos várias voltas de cortesia, pois uma parte da pista, mais especificamente a terceira curva após a bandeirada, uma curva a direita, estava úmida. Por algumas voltas passamos por ali em fila indiana, para secarmos o traçado, e quando a direção de prova percebeu que havia grip naquele pedaço da pista, fomos autorizados a acelerar e iniciar o nosso qualify. Comecei tentando pegar pista limpa, e com 10 pilotos, em alguns momentos eu não consegui. Mesmo assim, percebi que o kart #2, era bom. A “pegada” do motor estava excelente, e como não ando em indoor de 9 hp a pelo menos um ano, matei a saudade em grande estilo. Por conta de alguns contra tempos no qualify, fiquei com o terceiro tempo. Meu Pai saiu na pole. Nessa posição de largada, eu tinha que voar pra cima do meu Pai, e tentar ultrapassá-lo na primeira oportunidade. Ficar em terceiro, dificultaria muito as coisas pra mim, pois a pista é travada.

Largamos!

Consegui pular para a segunda posição, e aos poucos fomos abrindo (eu e meu Pai), dos outros pilotos. Lá pelas tantas, na curva que estava molhada e depois secou, eu tentei ultrapassar o meu Pai por dentro (Deu espaço), ele não me viu (Eu acho), e nos tocamos de lado. Devolvi a posição. Passou um tempo, eu mais rápido que ele, no mesmo ponto, a manobra se repetiu, e dessa vez eu fiquei na frente. Na curva seguinte, sem a mínima condição de me ultrapassar, o mais velho me deu uma senhora pancada. Machuquei a costela, mas levou a pior. Ficou preso na barreira de pneus, perdeu uma volta por conta disso, e largou a corrida. Tínhamos tudo para fazer uma dobradinha AJ na abertura do campeonato da categoria Open do Grupo Amizakart, mas infelizmente, não aconteceu. Terminada a corrida, batemos um papo e resolvemos tudo.

Pra variar, a GoPro que estava comigo, ligada, acho que parou de gravar. Ainda não vi as imagens, e depois vou checar o que, e quanto ela filmou de prova de ontem. Ficamos muito tempo parados antes de iniciarmos o qualify, por conta de troca de sensores e de secagem da pista, e acho que boa parte do que ela filmou, foi isso, infelizmente.

Bom, o meu próximo encontro com a turma do Amizakart será só na 05ª Etapa - 27/04 - Sábado - Kartódromo Intern. de Volta Redonda, pois em Março, acontecerão a 3ª e 4ª etapas em Vespasiano (MG), e não teremos categoria Open.

Agradeço aos amigos do Grupo Amizakart pela oportunidade e receptividade, e nos encontramos em Volta Redonda, no mês de Abril.

Até lá!

Obs: Só a título de curiosidade, eu ontem pude comparar o desempenho dos karts de 6,5 e 9 hp, do Top Kart. Com o kart de 6,5 hp no sábado (Treinando para pegar o traçado) que antecedeu essa etapa, eu virei 00.00.27.39. Ontem, com o kart de 9 hp, 00.00.26.39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMZK 2018 - 1ª Etapa - Sulacap - P2=P4 e uma grande cagada minha...

Olaria/RJ/"Redação" (Culpa minha) - Salve... Bom, sem muito ânimo para escrever, devido a boçalidade, ao erro estúpido que comet...