RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (O calor foi embora!) - Salve ! Falávamos
(Num fórum que participo) sobre o risco que Nürburgring está correndo. O
"inferno verde" foi posto oficialmente a venda. Dei minha opinião,
comparando com a nossa realidade:
Eu sou, e sempre fui a favor
da privatização dos autódromos, mas, uma privatização sem canibalização
do público, dos usuários, dos entusiastas.
Eu acho que a coisa
poderia ser clara, da seguinte maneira: Vamos supor que eu (Iniciativa
privada), compre um autódromo. Vamos viajar mais ainda, comprei o
autódromo do Rio, impedindo que ele fosse tomado pela Prefeitura. Blz,
agora é nosso!
Eu faria uma reunião e deixaria clara as minhas intenções, ou seja, sanar as dívidas, e ter lucro. A minha proposta seria:
Atenção clubes, grupos e organizações, eu vou abrir isso aqui todos os
dias. Os preços serão os mesmos, ou até mesmo pode rolar alguma
promoção, o resto é com vocês. Vocês terão que fazer um evento atrás do
outro, caso contrário, eu não terei como segurar os preços e o espaço
vai me dar prejuízo.
Abriria a agenda para todos.
A coisa é simples, basta querer fazer. Eu duvido que se aparecesse uma cara assim aqui no Rio, nós perderíamos aquele espaço.
Sim, poderíamos até perdê-lo por uma ordem de desapropriação vinda da
Prefeitura, que sempre teve olho grande no espaço, mas, o que eu quero
mostrar, é que se um dono particular, ou um administrador comprometido,
abrir os portões para eventos no estacionamento (feiras, encontros),
abrir durante a semana (dia) para eventos de empresas, na sexta a noite
para provas de arrancada noturna (Isso já aconteceu ou acontece ainda em
SP), abrir todos os finais de semana para corridas, track days e
eventos de clubes no estacionamento e pista, daria para manter vivo o
automobilismo, e um autódromo aqui no Rio de Janeiro.
Eu sei
que em Nürburgring isso acontece, e talvez o problema esteja na má
administração mesmo, mas no nosso caso, se mudássemos a mentalidade de
público para privado, com coerência e principalmente compromisso com a
causa, entenda como compromisso com o automobilismo e que gosta dele
(pilotos e entusiastas), a coisa certamente seria diferente. Tudo começa
errado por aqui, porque a coisa está na mão de gente errada. Só nós que
gostamos de automobilismo, enxergamos a coisa assim, ou de forma
parecida com essa que exponho, o resto, enxerga pura e simplesmente como
um negócio, daí já começa errado.
Um claro exemplo de certo e
errado, na forma de administrar algo voltado ao automobilismo, são as
direções de duas categorias aqui no Brasil, a Stock Car e a FTruck.
A primeira, na minha modesta opinião, carece de muitas melhorias, e
atualmente enfrenta tempos difíceis (por mais que a Rede Globo tente
encobrir), a segunda, essa sim, é exemplo de competência,
profissionalismo e acima de tudo, paixão pelo que faz. A F Truck é, a
melhor categoria do automobilismo nacional, sem dúvida.
Você
tem que ser bom naquilo que faz, mas se além de bom, gostar, ser
apaixonado, acreditar, sem dúvida qualquer coisa que você se propuser a
fazer, será bem feito. Se começar algo só pensando no dinheiro, na grana
que você vai ou pode ganhar, amigo, você está começando errado.
Palavra de quem já começou algumas coisas na vida, pensando errado.
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