segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Amizakart 9ª e 10ª Etapa, Guapimirim, Corrida 1: P1=P1



RAMOS/RJ/ “REDAÇÃO” (Dorflex in): Salve amigos. Ontem (08/09), realizamos a 9ª e a 10ª etapas do Campeonato Amizakart 2013, com duas rodadas, por conta de acertos no calendário, provocados por etapas que deixaram de acontecer. Ao todo, 19 pilotos disputaram as duas baterias, e tivemos uma falta. Por decisão da organização, em pistas abertas, com possibilidade de 20 karts, as categorias Prime e light – da qual faço parte, principal e intermediária respectivamente, andam juntas. A Open, que eu considero como uma categoria, embora essa ainda possa se tornar um categoria em 2014, andou separado. A programação do dia era:

  • 11h Categorias Prime e Open;
  • 11h30 Categoria Open;
  • 12h Categorias Prime e Open.

Chegamos cedo, eu e meu Pai, e ficamos aguardando o início das atividades. Ontem tivemos um dia perfeito para andar de kart. Dia lindo de sol, sem aquele calor insuportável. Fomos para o briefing. Um papo rápido com o João e alguns recados foram dados. Fizemos o sorteio dos karts, e para essa primeira corrida, eu peguei o kart #02. Lembrando que a prova de ontem foi disputada com karts Mega, motores Honda 13 hp, calçados com pneus MG Azul.

Ok, isto posto, vamos para a prova: Peguei o #02 como disse acima, me acertei com a posição do banco, e torci. Sim, torci para que aquele kart estivesse bom, pois teria que “brigar” pela vitória, e eu não sabia como ele estava. Cabe ressaltar, que os karts que utilizamos, ficaram parados por um bom tempo até serem adquiridos pelos atuais proprietários, que aos poucos estão colocando as coisas nos eixos. Um pequeno parêntese: Ontem, deu tudo errado para o meu Pai. Ele enfrentou problemas com os karts que pegou nas duas baterias. Vamos em frente.

Saí para a tomada de tempo com pista limpa a minha frente, pois o #02 estava alinhado na frente. Logo nas primeiras curvas eu percebi que tinha um kart bom nas mãos. O ponto primordial para o traçado apresentado ontem (imagem abaixo), eram as curvas 1 e 2. Eu explico: A curva 1, é uma curva de pé cravado. Se o kart consegue fazê-la dessa maneira, provavelmente “o chão” está bom. A curva 2, é outra que exige bastante do equipamento. Uma freada muito forte, e um contorno a direita – cotovelo, onde você tem que saber dosar a aproximação e o pé na saída da curva. Como esses karts de 13hp não são preparados, a possibilidade de você rodar na saída de curva “dando o pé”, é pequena, mas, se você entrar forte demais nessa curva fechada, isso pode acontecer com mais facilidade. Isso aconteceu comigo na segunda corrida, momento em que, eu levei uma senhora pancada, mas isso é papo para o outro post.





Bom, fiz essas duas curvas bem, e nas outras, percebi que o contorno de curva estava bom. Restava saber se de reta, o #02 estava empurrando. Terminado o qualify, eu tive a resposta: P1.

O kart também tem motor. Alinhamos para a largada, e estranhamente, a direção de prova decidiu nos colocar lado a lado (coisa que não se repetiu na corrida 2), e ficamos ali aguardando a largada. Eu olhei para o lado e vi que o piloto que estava na 2ª colocação, parecia mais leve do que eu, e pensei. “Vou perder a 1ª posição” E assim aconteceu. Largamos e eu perdi a 1ª posição. Fui atrás do meu prejuízo, e percebi que tinha um kart mais rápido. Fiz toda a primeira volta colado no ponteiro da prova, e depois de passarmos voando na curva 1, chegamos a 2 e ele errou. Espalhou e eu consegui ultrapassá-lo por dentro. Pronto, retomei a P1. Daí pra frente tentei me concentrar na minha prova. Volta após volta eu fui pegando a mão do traçado, e o #02 foi respondendo bem a minha tocada. Consegui abrir uma confortável diferença e negociei bem as ultrapassagens sobre alguns amigos durante a prova. Terminada a corrida eu fui conferir o resultado, e nessa corrida 1, eu consegui todos os pontos possíveis. Ponto pela pole, ponto pela volta mais rápida, e ponto pelo resultado final P1.

Acabei a corrida bem cansado, e procurei me hidratar e descansar um pouco, pois ainda teria pela frente uma outra prova. Mas isso eu conto daqui a pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMZK 2018 - 1ª Etapa - Sulacap - P2=P4 e uma grande cagada minha...

Olaria/RJ/"Redação" (Culpa minha) - Salve... Bom, sem muito ânimo para escrever, devido a boçalidade, ao erro estúpido que comet...