segunda-feira, 31 de maio de 2010

4ª Etapa AJ 2010: Novo local e data.

4ª ETAPA DO CAMPEONATO AJ 2010

LOCAL: KARTINBANGÚ

DIA: 26 DE JUNHO DE 2010

HORÁRIOS:
CATEGORIA AJ2 - 15h
CATEGORIA AJ1 - 15h30min

HORÁRIO DE CHEGADA: 14 horas.

domingo, 30 de maio de 2010

POINT KART: 1º Endurance de Clubes

Nesta última quarta feira dia 26/05/2010, foi realizado no POINT KART INDOOR, o 1º Endurance de Clubes que serviu também como treino para a etapa do Bond Kart.

Além do já habitual equilíbrio dos karts reconhecido por todos os kartistas, o evento manteve o ambiente divertido, que também já é uma característica da pista mais alegre do Rio do Janeiro.

Tivemos o pódio formado por:
1º LUGAR – Equipe CIK / BV (Orlando Afonso, Felipe Assumpção, Elias Kaiuca)
2º LUGAR – Equipe X KART (Henrique Abrantes, Saul Teixeira , Marcos Souza)
3º LUGAR – Equipe LEI SECA 1 (Bruno Caldas, Bruno Pastro, Marcos Soares)

Não podemos deixar de salientar:
- Orlando Afonso está se tornando o “Rei do Point Kart”, está ganhando tudo !!!!!
- Alex Kid era “barbada” certa para obter um pódio (visto que sempre andou bem no Point), mas desta vez não deu, vamos aguardar a próxima.
- Saul Teixeira e Elias Kaiuca, também estão sempre mordendo um troféu no Point, Orlando Afonso que se cuide.
- As 3 equipes do Bond Kart que participaram do endurance, já estão um passo a frente dos outros pilotos para a próxima etapa no Point. Aos que não participaram do evento não adianta chorar depois.

POINT KART INDOOR
Trade Marketing

segunda-feira, 24 de maio de 2010

FOTOS 3ª ETAPA AJ 2010 - TOP KART BARRA


Pódium categoria AJ1: 1º David Serrano, 2º Marcelo Costa, 3º André Rocha


Pódium categoria AJ2: 1º Henrique Coelho , 2º Leandro Lozano, 3º Fábio Vieira


Meu Pai com o Helmet Cam - Alugado no Top Kart Barra / 20 pratas + DVD gravado no final


Toda gelera junta, valeu pilotada !!!

domingo, 23 de maio de 2010

KIG: Karts de aluguel, valores e telefone para marcação da sua bateria.

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Acho que vou marcar um treino...) - Salve turma que acompanha o Kart,Carros etc, voltamos com mais informações sobre o kart de aluguel do KIG - Kartódromo Internacional de Guapimirim, agora, com valores, e telefone de contato:

"Ligue e agende a bateria com seus amigos e venha se divertir!!
(21) 7821-9695Mário

- Karts 0 KM chassis MEGA e motor de 9.0 hp honda.- Maior pista do RJ, com uma incrível reta de 170 metros de muita adrenalina.- Cronometragem- Toda indumentária de segurança.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
- De quarta à domingo das 09:00 às 17:00

* Nota: Nos finais de semana que tem etapa do Campeonato Serrano de Kart não estaremos funcionando.

Observações: É obrigatório o uso de macacão, capacete, luvas e balaclava que são cedidos pelo kartódromo. Baterias fechadas devem ser reservadas antecipadamente.

Quem não quiser utilizar o macacão do kartódromo deve trazer o seu próprio ou estar trajando calça comprida, tênis ou sapatilha e blusa de manga longa.

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES:
Qual valor da bateria?
R$ 60,00

Qual a idade mínima?
A idade mínima é 13 anos.

Qual a potência dos karts?
Kart com motor de 9.0 Hps de 4 tempos.

Qual a velocidade que o kart atinge?
Pode chegar a 85 km/h dependendo do peso do piloto e tipo de pista utilizado.

Quanto tempo dura uma bateria?
Todas a baterias tem duração de 20 minutos, normalmente é realizado uma classificação de 5 minutos e o restante de corrida.

Se eu quiser andar somente com meus amigos?
Fazer um depósito de 50% do valor total 7 dias antes da sua reserva e os outros 50% no dia da bateria. Nesse caso sua bateria será fechada e pode ser solicitado que coloque lastro nos karts.

O que é lastro?
São barras de chumbo de 5 kg que são colocadas nos karts para nivelar o peso dos pilotos. Cada kart suporta um máximo de 25 kg de lastro."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Lutar é preciso ! (2)


RAMOS/RJ/REDAÇÃO (A luta continua...)-Salve turma !

Catei essa mensagem no Blog do Buriti (http://sosautodromorj.blogspot.com/) e mais uma vez, coloco aqui também, para dar uma força.

"Vamos prestigiar essa iniciativa, apesar do anúncio do novo autódromo nada está garantido, até porque há muito para se discutir, e o que precisamos hoje é de um espaço tecnicamente capacitado para receber os eventos automotivos em nossa cidade.Rua não é autódromo, o Rio de Janeiro não pode abrir mão da existência deste equipamento para prestigiar os Jogos Olímpicos, porque estes passarão mas o automobilismo vai continuar acontecendo, como vem sendo a mais de 40 anos em nossa cidade."

Forte abraço a todos!

terça-feira, 18 de maio de 2010

7ª Etapa AJ 2010: Novo local e data.

ATENÇÃO PILOTOS DA TEMPORADA AJ 2010.

7ª ETAPA AJ 2010 SERÁ REALIZADA NO POINT KART INDOOR.

DATA: 04/09/10

HORÁRIOS:
AJ2 17 HORAS
AJ1 17 HORAS E 30 MINUTOS


HORÁRIO DE CHEGADA: 16 HORAS

domingo, 16 de maio de 2010

Meu Pai pilotando !

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Meu herói): Salve turma! Ao lado, um print do vídeo do meu Pai pilotando na 3ª etapa do AJ 2010.

Prova disputada com karts de 9 hp, na pista do Top Kart Barra, no dia 08 de maio de 2010. Separei os melhores momentos, dei uma editada no Movie Maker e o resultado foi esse ai, espero que gostem.

É por causa desse cara guiando nesse vídeo, e da minha paixão por automobilismo, que eu ando de kart.

Hoje, poder estar na pista ao lado dele, não tem preço.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Autódromo só até 2012

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Agora já era...): Amigos, abaixo uma boa leitura sobre isso, no ótimo texto do André Buriti:

http://sosautodromorj.blogspot.com/2010/05/oficialmente-oficial.html

Destaco desse link acima, algumas coisas que eu acho interessante e concordo, caso você amigo daqui do Kart,carros e etc, não queira ler tudo o que está no endereço acima:

Autódromo até 2012
"...A primeira delas é que o autódromo de Jacarepaguá permanecerá em funcionamento pelo menos até 2012, que é quando, teoricamente, está prevista a inauguração da nova pista, até lá programação normal com todas as etapas e eventos acontecendo como sempre tinha que ser."

Descaso, abandono e morte
"...Eu em princípio sempre me coloquei pessoalmente contra essa mudança, mas, sendo realista e deixando de lado o sentimento, sei que o autódromo de Jacarepaguá foi deixado propositalmente desatualizado em relação aos equipamentos de segurança modernos com o claro objetivo de sucateá-lo e torná-lo pouco atrativo aos eventos internacionais..."
"...ainda que doa muito vermos o atual autódromo desaparecer, essa poderá ser a chance de voltarmos a ter visibilidade internacional, eu preferiria uma reforma completa na pista que temos hoje, mas o martelo foi batido, infelizmente..."


Acesso a Deodoro
"...E aos que ser recusam terminantemente a ir para Dedoro, por achá-lo distante, inseguro, sem glamour para receber o automobilismo, lembro de uma coisa: hoje o que pode parecer uma opção estranha, um subúrbio do Rio ao lado da Avenida Brasil, nada mais é que uma repetição do passado, afinal há quarenta anos a Abelardo Bueno sequer existia, chegar no autódromo era uma aventura, mas mesmo assim as pessoas iam, hoje, apesar das questões de segurança que a cidade vive, o autódromo estará muito mais acessível, até mesmo para os moradores da Barra, pois a estrada que ligará Deodoro à Barra deverá ficar pronta junto com o autódromo..."

A cereja do bolo:
"Em suma, foi dado o primeiro passo, e que ele não fique no primeiro, acho que mesmo com esse anúncio não devemos baixar nossa guarda, é ficarmos atentos aos próximos movimentos, existe muita coisa em jogo, e basta dar alguma cosia errada para atropelarem tudo e nos deixarem sem nada, já tivemos precedentes antes de como nos trataram, e não queremos que isso se repita, para tanto, vamos confiar nas palavras da CBA, mas como diz o ditado, um olho no peixe e outro no gato. "

sábado, 8 de maio de 2010

KIG fecha para reformas em Junho.

Ramos/RJ/"Redação" (Não erramos em remarcar a nossa etapa lá...) - Salve turma ! O Kartódromo Internacional de Guapimirim estará fechado durante todo o mês de Junho para reformas.

"O Kartódromo Internacional de Guapimirim estará no próximo mês de junho sem atividades, obras de melhorias serão realizadas.

A principal delas será o asfalto onde os problemas serão totalmente solucionados.

A infra-estrutura do kartódromo também receberá melhorias como a construção de um novo restaurante com capacidade para atender um maior número de clientes de formas mais confortáveis e novos banheiros, mais boxes serão construídos.

Em contato com o site Velocidade Total, Fernando Neto, um dos incentivadores da nova fase do kartódromo, informou que por estar próximo da cidade do Rio de Janeiro e o deslocamento ser rápido, muita cobrança estava sendo feita, e agora, com as novas obras o complexo terá um novo visual além da qualidade em praticar o esporte com mais conforto e segurança, além de tornar-se um lugar ainda mais agradável para se levar família e amigos.

“Esperamos assim resgatar de uma vez por todas os grandes pilotos que o Rio de Janeiro tem, retornando com prazer a praticar o kartismo” disse Fernando.

As mudanças eram necessárias para a ambição dos proprietários que em um futuro próximo estarão preiteando junto a Faerj e CBA a realização de eventos nacionais no Kartódromo.

A pista estará fechada a partir do dia 1º de junho, com previsão de reabertura em julho quando será realizada uma grande festa com um grande evento."


Fonte: http://www.velocidadetotal.com.br/artigos.php?id_artigo=26021

3ª ETAPA TOP KART BARRA: Muitas faltas...

Ramos/RJ/"Redação" (Foi bacana...) - Salve turma! Realizamos hoje, a 3ª etapa da temporada AJ 2010. Bom, tirando as faltas que mais uma vez foram em grande número, permitindo que a AJ2 tivesse 5 pilotos e a AJ1 apenas 7 pilotos, as duas provas foram bem agitadas e acho que todo mundo curtiu bastante os karts de 9 HP do Top Kart Barra.

O que dizer da minha prova? Larguei em 4º, estive em 3º garantindo meu lugar no pódium, mas perto do fim (mais uma vez), perdi a posição e fiquei com um 4º lugar amargo. Digo amargo, porque sabia que tinha claras chances de ficar em 2º e dava sim, para manter essa posição, mas, errei meu posicionamento num ataque sobre o 2º colocado (André), que girava lento e me segurava, e segurava o Marcelo. Como disse, dei uma vacilada e o Marcelo assumiu a 3º posição. O mesmo Marcelo, passou o André e pulou para 2º. Fiquei atrás do André e não consegui ultrapassá-lo. O Davi largou em 1º e não fui perturbado em nenhum momento. Barba, cabelo e bigode para o nosso amigo, que teve até torcida nesse Sábado, sue Pai estava lá conferindo a etapa.

Aliás, essa etapa se por um lado teve muitas faltas, por outro, marcou o aparecimento de familiares, algo que me deixa muito feliz. Minha irmã acompanhou a prova, registrando tudo em sua máquina (me mandará as fotos depois), o Pai do David estava lá, a filha do Marcos Souza também (Sempre vai as etapas, muito legal), e o Vinícius levou seu Pai e sua Mãe, com quem conversei rápido e aqui abro uma parênteses: Hoje tive que sair rápido e voltar para casa, pois iríamos ao shopping com o Gabriel atrás da roupa dele do batizado, mas não rolou, o tempo virou e adiamos isso para semana. Então, peço desculpas ao meu amigo pela correria. Não posso esquecer a Dani, que também estava presente na torcida pelo Vinícius, e a Marina, esposa do meu Primo André que sempre aparece dando uma força "pro motorista da Van Praça Seca - Valqueire é 2 real."

Com relação a galera da AJ2, como adiantei acima, 5 pilotos disputaram essa etapa, sendo que um largou em último pois chegou após o treino classificatório para a formação do grid de largada. Essa turma andou forte, sendo que o Henrique também fez o barba, cabelo e bigode - Pole e vitória. Já Leandro Lozano (Largou em 3º) e Fábio Vieira (Largou em 2º), fizeram uma corrida de preder o fôlego. Brigaram curva a curva pelo 2º posto, com várias alternâncias de traçado, ataques e defesas. Muito bacana ! No final, o Lozano (Que revelou uma tática - "só comi um hamburguer hoje, Maurício") conseguiu uma bela ultrapassagem sobre o Fábio, que chegou a descer a reta lado a lado com o Lozano, mas acabou recolhendo para evitar uma "panca" de final de reta, e terminou em 3º.

Outra corrida interessante, fizeram Paulão e Marcos Vinícius (Nosso amigo que chegou depois do treino classificatório). Paulão largou em 4º e Marcos em 5º. Na largada, acho que o Paulão deu uma bobeada e o Marcos pulou para 4º. Daí para frente, nosso amigo Paulão fez algumas investidas e o Marcos se virou como pode. Salvo engano, o Marcos nunca tinha andado de 9 HP. Então, até a metade da prova, Paulão tentou várias vezes superar o Marcos, mas, não encontrava o ponto certo, e depois acho que rolou o cansaço. No final, deu Marcos em 4º e Paulão em 5º.

Bom, espero que todos tenham se divertido, pois eu, apesar de gostar de pista cheia, gostei bastante da noss 4º etapa. Kart é uma cachaça, e como é boa essa cachaça !

Depois da 3ª etapa, ficamos assim na AJ1:

1º David Serrano 36 pontos
2º Maurício Filho 25 pontos
3º Maurício Carvalho 21 pontos
4º Rafael Ricardo 17 pontos
5º Marcelo Costa 14 pontos
André Rocha 14 pontos
Marco Souza 14 pontos
6º Vinícius Gonçalves 8 pontos
7º Henrique Felipe 6 pontos
8º Pedro Guimarães 2 pontos

Na AJ2, o campeonato segue assim:

1º Leandro Lozano 28 pontos
2º Henrique Abrantes 24 pontos
3º Marcos Vinícius 21 pontos
4º Fábio Vieira 20 pontos
5º George Machado 17 pontos
6º Paulo Rodrigues 16 pontos
7º Luiz Roberto 13 pontos
8º Álvaro Baião 8 pontos

É isso galera.

Um grande abraço e até a nossa próxima etapa, dia 26 de Junho (14 horas e 30 min)na pista do KartinBangú.

Até lá!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

4ª Etapa AJ 2010 - Novo local e data

Salve turma !

AVISO DA TEMPORADA AJ 2010:

4ª ETAPA DO CAMPEONATO AJ 2010

LOCAL: KARTINBANGÚ

DIA: 26 DE JUNHO DE 2010

HORÁRIOS:
15 HORAS - AJ2
15 HORAS E 30 MINUTOS - AJ1

quinta-feira, 6 de maio de 2010

ENDURANCE DE CLUBES NO POINT KART - 12/05 as 20h e 30min

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Ainda não será esse pra mim...)- Salve turma ! Reproduzo com muito prazer, o e-mail recebido pelo Point Kart, passando essa boa nova que divido com vocês, agora:

"Olá Pilotos;

Estamos mais uma vez realizando uma nova modalidade no Point Kart, o Endurance de Clubes.

No dia 16/05 teremos o campeonato do KR e Boga, onde já estamos realizando o cadastramento para o endurance de 1 hora a ser realizado no dia 12/05 ( 4º feira) as 20:30h. Valor R$ 180,00 por carro, onde poderá ser por equipe de até 3 pilotos, ficando R$ 60,00 por piloto ( 20 minutos cada) .

O endurance será aberto para todos os pilotos de clube

Obs.: Segue em anexo o regulamento.

REGULAMENTO DO ENDURANCE DE CLUBES

O Point Kart Indoor , estará promovendo um endurance entre equipes, que trará oportunidade aos pilotos de treinarem antes das etapas dos seus clubes.

Os ENDURANCE DE CLUBES acontecerá toda a quarta-feira que anteceder o dia da etapa, a partir das 19h30 min, onde os pilotos se reunirão para o briefing. O inicio da corrida será as 20h30min.

O ENDURANCE DE CLUBES é um campeonato amador, não há associação com qualquer federação, liga ou assemelhados, serão utilizados os regulamentos comuns do kartismo. Portanto, esse evento será regido por este regulamento e, ainda, por códigos desportivos do kartismo amador, bem como os regulamentos internos do POINT KART INDOOR.

REGULAMENTO

1) Todos os pilotos/equipes, que se inscreverem, terão acesso a esse regulamento e passarão a reconhecer, acatar e respeitar todas as normas desse regulamento, bem como, as normas do Kartódromo POINT KART INDOOR. e a total soberania da direção de prova;

2) Estarão disponíveis até 12 equipes para o evento. As equipes deverão ser formadas de 1 até 3 (três) pilotos no máximo.

3) Ao se inscrever e participar desse evento, o piloto participante (ou seu responsável, para o caso de menores de 18 anos) isenta os coordenadores do evento de qualquer responsabilidade por acidentes ocorridos dentro das dependências do Kartódromo POINT KART INDOOR, durante o período de realização total da prova;

4) Será terminantemente proibido, durante toda a prova, o uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico a ser instalado no kart. Está proibido também, qualquer tipo equipamento eletrônico de transmissão ou recepção de rádio-comunicação entre a equipe e o piloto na pista. A equipe flagrada infligindo esse item do regulamento será desclassificada da corrida;

5) Os karts a serem utilizados pelas equipes e os karts reservas serão sorteados, a partir dos karts disponíveis para a corrida. O Kart sorteado para cada equipe deverá ser utilizado durante toda a corrida (qualify e prova). Caso algum kart inicialmente sorteado apresente problema, este será automaticamente substituído pelo primeiro kart reserva. Apenas os mecânicos poderão dar o aval para troca de kart antes de iniciar a prova. Essa troca deverá respeitar a definição da fila de karts reservas. Após o inicio do qualify ou corrida a troca de kart estará facultada a qualquer equipe/piloto. Os karts substituídos, após avaliação dos mecânicos, voltarão para ultima posição da fila de karts reservas. Faz-se necessário lembrar que a responsabilidade quanto a colocação do lastro no kart substituído é totalmente do piloto, mas o piloto poderá receber ajuda da equipe do kartódromo para proceder a remoção e instalação;

6) O somatório do peso dos pilotos (com equipamento – capacete, macacão, sapatilha, etc...) deverá ser no mínimo de 240kg. As equipes que não atingirem esse peso deverão fazer uso de lastro. O peso total de lastro (para atingir 240kg) deverá ser dividido pelos três integrantes da equipe. Exemplo:

Peso da equipe = 210kg (240kg – 210kg = 30kg)
Peso total para atingir o mínimo 30kg.
Lastro por cada integrante será 30kg dividido por 3 participantes = 10kg

Nesse caso deverá ser instalado 10kg de lastro no kart dessa equipe.

Outro exemplo:
Peso da equipe = 231kg (240kg – 231kg = 9kg)
Peso total para atingir o mínimo 9kg.
Lastro por cada integrante será 9kg dividido por 3 participantes = 3kg

Nesse caso deverá ser instalado 3kg de lastro no kart dessa equipe.

OBS: Na falta de lastro do peso exato, a equipe deverá utilizar o lastro cujo peso seja superior ao necessário.

7) As equipes deverão preferencialmente utilizar os lastros disponíveis no kartódromo ou então usar lastro próprio, desde que este seja analisado pelo comitê organizador e por ele aprovado. A aprovação do lastro deverá estar condicionada a segurança do piloto e integridade dos karts. O POINT KART INDOOR, disponibiliza lastro para os 12 karts, de até 15 kg cada , em múltiplos de 3 Kg, ou seja: 3 , 6 , 9, 12 e 15 Kg;

8) As equipes deverão ser pesadas antes da prova, e assim estabelecer a necessidade ou não de utilização de lastro. Os pilotos deverão ser repesados ao final de sua participação para conferência de peso. As equipes flagradas com peso inferior ao estabelecido estarão desclassificadas;

9) Só será autorizado a permanecer na pista a equipe de organização, fiscalização, resgate e os pilotos de equipe em fase de troca, sendo estes últimos no lugar determinado pela organização;

10) Para definição do grid de largada será realizado um qualify de 5 minutos. O piloto que participar do qualify deverá ser o mesmo que irá largar na 1ª bateria. A largada será parada de forma tradicional;

11) A duração da prova será de 1 hora, divididas em três etapas de 20
minutos.

12) Ocorrerão, ao longo da corrida, duas trocas de pilotos:

- A primeira acontecerá em uma janela que será aberta entre 15 a 25 minutos de corrida.
- A segunda acontecerá em outra janela que será aberta entre 35 a 45 minutos de corrida.

OBS:
a) Nessa janela todos pilotos deverão realizar suas trocas.
b) As equipes terão no mínimo 30s para realizar suas trocas.
c) O Box ficará fechado enquanto estiver uma equipe realizando sua troca.
d) Se a equipe não fizer a troca será desclassificada, e no caso da troca ser feita fora dessa janela a equipe será punida com 2min no tempo final da prova.
e) Se uma equipe tiver menos do que 3 pilotos, mesmo assim deverá fazer duas paradas de no mínimo 30s, no local determinado para as trocas.


13) Caberá ao Diretor de Prova optar pela interrupção da prova, por qualquer motivo que coloque em risco a integridade dos pilotos, funcionários, instalações e equipamentos. Nova largada será feita, nos mesmos moldes da largada inicial da prova, considerando as posições obtidas na volta anterior à interrupção.

14) A direção de prova e fiscalização das baterias será feita pelo próprio POINT KART INDOOR, sendo as decisões tomadas pelo diretor de prova soberanas e inquestionáveis;

15) Serão premiados, com troféus, os pilotos integrantes das três equipes mas bem colocadas (primeiro, segundo e terceiro lugares);

16) A competição fica aberta a qualquer piloto, maior de idade ou menor com idade igual ou superior a 16 anos, com a expressa autorização de seu responsável;

17) Após iniciada a corrida, qualquer piloto participante perde o direito de devolução do valor pago na inscrição, independente do número de voltas dadas, com ou sem a desistência do mesmo;

18) Os casos não previstos neste regulamento serão avaliados pela organização;

19) O custo para cada piloto será de R$ 60,00 (Sessenta Reais) sempre considerando 3 pilotos por equipe; ou seja, se correr 1 ou 2 pilotos na equipe , será cobrado o equivalente a participação de 3 pilotos;

20) As inscrições serão feitas na recepção do POINT KART INDOOR.

*** BOA SORTE À TODOS *** "

Ficamos no aguardo de sua participação.
--
Adriana Dias
Tel.: (021) 2268-5863
Cel.: (021) 7898-6969

domingo, 2 de maio de 2010

Boa Felipe ! Parabéns pela iniciativa.

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Bom texto do Flavio) - Salve turma ! Reproduzo o belo texto do Flávio Gomes, que nos conta sobre essa belíssima inciativa do Felipe Massa, e de como isso é importante para o automobilismo nacional, inclusive para a turma que pretende seguir em frente, depois do kart, andando de monoposto. Atualmente, estamos sem esse tipo de categoria aqui no Brasil. Leiam o belo texto do Flávio de comentem a vontade.

Fonte:http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/04/30/colunawarm+up+o+legado+de+massa+9474052.html

"Coluna Warm Up: O legado de Massa

Massa e seus cupinchas estão fazendo pelo automobilismo nacional mais do que Ayrton Senna fez. E não tinha obrigação nenhuma de fazer, diga-se

Flavio Gomes

Vou fazer uma lista, sem hierarquia alguma, de pilotos brasileiros que, nos últimos anos, conseguiram alguma coisa correndo no exterior. Uns ainda estão por aí, outros pararam, alguns fizeram ou fazem muito sucesso, outros, nem tanto. Mas todos, de um jeito ou de outro, vingaram. Chegaram ao topo, ou perto dele. Lá vai: Felipe Massa, Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Tony Kanaan, André Ribeiro, Gil de Ferran, Hélio Castroneves, Ricardo Maurício, Enrique Bernoldi, Ricardo Zonta, Antonio Pizzonia, Cristiano da Matta, Nelsinho Piquet, Augusto Farfus, João Paulo de Oliveira, Lucas di Grassi.

Devo ter deixado vários de lado, sou péssimo em listas, mas isso não importa. Importa é o que todos têm em comum. São filhotes de algo que não existe mais, o automobilismo brasileiro. Nasceram no rastro do sucesso de Emerson, Piquet e Senna, começaram no kart, passaram pela F-Ford, ou pela F-Chevrolet, ou pela F-Renault, ou pela F3 Sul-americana, quando esta tinha relevância. Depois foram para a Europa ou para os EUA, deram suas cabeçadas, mas se viraram.

Alguém há de notar a ausência de Bruno Senna nessa relação, mas não é nada pessoal. A trajetória do primeiro-sobrinho é muito particular. Ele começou tarde, já no exterior, nunca correu de nada no Brasil, seu caminho até a F1 passa, evidentemente, pelo sobrenome, é um caso à parte.)

As categorias de base funcionaram de verdade como escola para toda essa tropa. Aprenderam o ofício correndo em Tarumã, Guaporé e Cascavel, Londrina, Brasília e Goiânia, Interlagos, Jacarepaguá e Curitiba. Isso para não falar do kart. Disputaram corridas com grids cheios, bateram rodas, encararam longas viagens em pequenos caminhões, ficaram em hotéis de quinta, acordaram cedo, dormiram tarde, comeram sanduíches, pizzas frias e esfihas suspeitas, tomaram guaraná de dois litros e café passado.

Mas a escola da velocidade no Brasil se foi. O último suspiro quem deu foi a F-Renault, em 2006, e aí acabou tudo de vez. Por isso que haverá um vácuo nos próximos anos, na medida em que os supracitados forem encerrando suas carreiras.

Há uma luz no fim do túnel, porém. E, claro, não é iniciativa oficial de federação nenhuma, muito menos da entidade nacional, a CBA, a inútil Confederação Brasileira de Automobilismo, que assiste há anos, sob várias gestões, a morte lenta e indolor do esporte pelo qual deveria zelar. Essa luz vem da família de Felipe Massa e de alguns colaboradores, entre eles a Fiat, a Pirelli, a Shell e o Banco Santander, parceiros de duas categorias que, no fim de maio, abrem o que se espera ser uma nova fase do esporte a motor por estas terras.

Eles anunciaram no ano passado a criação do Trofeo Linea, que usará o modelo Linea da Fiat, motor turbo, 215 hp e um monte de bossas, e da F-Future, um monoposto construído na França com motor Fiat 1.8 de 160 hp, câmbio seqüencial de borboleta, telemetria, aerodinâmica refinada e tudo que um menino ou menina precisa para aprender a dirigir um fórmula e, daqui, sair para a vida sabendo alguma coisa.

O Trofeo Linea é de carros de Turismo, não forma propriamente ninguém, será mais voltada a pilotos profissionais, deve proporcionar corridas bem interessantes, especialmente porque os carros são carros de verdade, que podem ser comprados na loja da esquina. Nos interessa mais, aqui, a Future. A um custo relativamente baixo, será o rito de passagem do kart (se a CBA não deixar o kart morrer) para os carros. Dará um baita prêmio ao campeão, a inclusão no programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari. Vai preparar, de verdade, a molecada para o mundão lá fora.

Andei no carro da Linea, uma voltinha. Quando saí do carro, falei com o Felipe pelo telefone, que me pediu, brincando, para falar bem do brinquedinho, eu que falo mal de tudo. Não deu para sentir direito, não sou piloto profissional, claro que adorei, é um canhão, mas dei os parabéns, mesmo, pela iniciativa da Future. De certo modo, Felipe está devolvendo ao automobilismo brasileiro, ao apadrinhar a categoria, aquilo que o automobilismo brasileiro lhe deu. Não que tenha recebido grandes empurrões de entidades oficiais e patrocinadores, nada disso. Mas ele tinha, pelo menos, onde correr. Algo que a garotada deixou de ter, nos últimos anos. E, agora, terá de novo.

Massa e seus cupinchas estão fazendo pelo automobilismo nacional mais do que Ayrton Senna fez. E não tinha obrigação nenhuma de fazer, diga-se; apenas uso o nome do melhor piloto já saído de nossas glebas para dar a dimensão real disso que Felipe está fazendo.

Tomara que dê certo."

Teo José: Muito gente boa !

RAMOS/RJ/"REDAÇÃO" (Esse cara é bom!) - Ultimamente tenho ouvido e lido bastante, o que fala Teo José, esse locutor que manda muito bem nas transmissões, e que durante a passagem da F-Trcuk aqui pelo Rio, não deixou de dar o seu recado, nesse vídeo, e durante a transmissão da corrida, que a TV Bandeirantes exibiu.

Cada locutor tem a sua marca, o da emissora platina diz: "Bem amigos da ...", o Teo ao final, antes da bandeirada de chegada sempre manda um "Não perde mais..." Cada um com sua marca, não é mesmo?

No vídeo produzido pela Pezzolo TV, Teo fala um pouco sobre o caminhão de transmissão da F-Trcuk, e sobre sua tristeza por ver o nosso autódromo largado e destruído como está.

Um bom vídeo, um grande cara. O automobilismo nacional, precisava de mais caras como esse.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=CJ5hGX6pY0o&feature=player_embedded

Lutar é preciso !

AMZK 2018 - 1ª Etapa - Sulacap - P2=P4 e uma grande cagada minha...

Olaria/RJ/"Redação" (Culpa minha) - Salve... Bom, sem muito ânimo para escrever, devido a boçalidade, ao erro estúpido que comet...